A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), promove nesta segunda-feira (04) um momento formativo com os profissionais das escolas — equipe gestora, professores e monitores. O encontro, denominado “Momento Formativo: Diálogos que Transformam a Educação Municipal”, será um dia de escuta, troca de experiências e inspiração para o fazer pedagógico no segundo semestre de 2025.
De acordo com a secretária de Educação, Carla da Luz Zinn, este será um momento dedicado ao fortalecimento da rede municipal, à valorização das práticas pedagógicas e à busca por caminhos que qualifiquem a educação pública municipal. “Este encontro busca motivar e inspirar os profissionais a refletirem sobre os desafios da educação e a promoverem ações transformadoras, centradas na realidade e no contexto da escola municipal, com foco no protagonismo das crianças e estudantes na construção do processo de ensino e aprendizagem”, destaca ela.
O evento reunirá 10 palestrantes em quatro locais diferentes da cidade — Ulbra, Colégio Barão do Rio Branco, Auditório da Afubra e Casa de Cultura —, conforme a etapa e modalidade de ensino.
Programação do Momento Formativo
Educação Infantil
Local: ULBRA Cachoeira do Sul
Horário: Manhã – 8h30min
Público: Profissionais das EMEIs e EEIs; professores e monitores da pré-escola das EMEFs; supervisores e diretores das EMEFs que possuem a pré-escola.
Temática: A docência na Educação Infantil: construindo uma pedagogia da infância
Convidada: Profª Dra. Viviane Cacian Ache – UFSM
Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental
Local: ULBRA Cachoeira do Sul
Horário: Tarde – 13h30min
Público: Profissionais das EMEIs e EEIs; professores e monitores do 1º ano e da pré-escola das EMEFs; supervisores e diretores das EMEFs que possuem a pré-escola.
Temática: Cem modos de pensar: qual o papel da leitura e da escrita na Educação Infantil? A continuidade do processo entre as etapas.
Convidada: Profª Dra. Flávia Burdzinski de Souza – UFFS
Ensino Fundamental
Local: Auditório do Colégio Barão do Rio Branco
Manhã: 8h30min (Anos Finais)
Público: Professores e monitores do 5º ao 9º ano; vice-diretores e orientadores das EMEFs.
Temática: Acessibilidade curricular na perspectiva da educação inclusiva: possíveis práticas no cotidiano escolar.
Convidada: Profª Esp. Débora Jacks – diretora do Centro de atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, de Pelotas.
Tarde: 13h30min (Anos Iniciais)
Público: Professores e monitores do 2º ao 5º ano; vice-diretores e orientadores das EMEFs.
Temática: Avaliação externa: compreendendo o processo para qualificar as aprendizagens nos anos iniciais.
Convidada: Profª Me. Andréia Chiapinoto – UFSM
Educação do Campo
Local: Auditório da Afubra – Av. Marcelo Gama
Horário: Tarde – 13h30min
Público: Profissionais das EMEFs do campo (professores do 1º ano e da pré-escola participam da formação na ULBRA).
Temática: Educação do campo e diversidades
Convidados: Profª Dra. Leonice Aparecida Mourad, Profª Dra. Maria Aparecida Azzolin e Prof. Valdo Barcelos – UFSM
Educação de Jovens e Adultos – EJA
Local: Auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha
Horário: Noite – 18h30min
Público: Profissionais das EMEFs que atuam na EJA.
Temática: EJA e diversidade: relações étnico-raciais, gênero e inclusão
Convidadas: Profª Esp. Ana Lúcia Falcão, Profª Esp. Ivouny Dargélio e Profª e ativista negra Lair Vidal
Texto e foto: Patrícia Miranda