A Prefeitura Municipal, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e Hospital de Caridade e Beneficência, inaugura na próxima segunda-feira (04/08), às 13h30min, o Ambulatório de Especialidades do SERMulher RS, que está localizado na Rua David Barcelos, 266. O serviço especializado de referência à saúde da mulher integra política estadual de retaguarda da atenção primária à saúde (APS) e vem por preencher uma lacuna existente na saúde pública, devendo passar a atender, a cada mês, pelo menos 140 novas pacientes de Cachoeira do Sul e região. O SERMulher é voltado a mulheres com demandas identificadas na atenção básica e proporcionará acesso a consultas com especialistas - ginecologia e mastologia -, a exames e procedimentos ambulatoriais nas linhas de cuidado de cânceres de colo do útero e de mama, endometriose, infertilidade, planejamento reprodutivo e cuidados durante o climatério.
De acordo com a secretária da saúde, Camila Barreto, o novo ambulatório beneficiará pacientes dos municípios vinculados à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, oferecendo atenção especializada em diversas áreas da saúde feminina, “o que significa um avanço rumo à qualificação da saúde pública regional”. A conquista do serviço é motivo de satisfação ao prefeito Leandro Balardin, que desde o início de sua gestão somou esforços junto ao Governo do Estado para concretizar a implantação do programa em Cachoeira do Sul. “A partir do SERMulher estaremos capacitados para diagnósticos precoces na especialidade, preservando a saúde e a qualidade de vida das mulheres, assim como estaremos habilitando as famílias ao planejamento reprodutivo”, declarou Balardin.
ESTRUTURA DE ATENDIMENTO
Para viabilizar a implantação do serviço, o HCB – que foi selecionado por edital para a prestação do serviço - recebeu um incentivo estadual de R$ 200 mil. A manutenção mensal será garantida com repasses mensais e fixos de R$ 125 mil por parte do Governo do Estado e variável conforme produção pela Secretaria Municipal de Saúde. Como parte da estruturação do serviço, dois novos consultórios foram reformados na estrutura da Rua David Barcelos e passarão a ser utilizados exclusivamente para os atendimentos do SERMulher, além de sala de ginecologia equipada para coletas de exames e sala da mastologia.
A equipe conta com um médico ginecologista, médico mastologista, enfermeira, nutricionista, psicóloga e técnicos de enfermagem. Além destes profissionais, está sendo criado um Núcleo de Gestão do Cuidado, que contará com um profissional Navegador, que dará suporte ao paciente desde a entrada no serviço até a alta, auxiliando na marcação de exames, direcionamento aos serviços estabelecidos e busca ativa ao paciente faltante no serviço. Além do atendimento clínico, o espaço funcionará como centro formador, oferecendo capacitações sobre inserção de dispositivos intrauterinos (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico e outras práticas relacionadas à saúde da mulher.
* COMO ACESSAR O SERVIÇO
Para ter acesso ao serviço especializado em ginecologia e mastologia, assim como aos exames específicos ao diagnóstico e tratamento da saúde feminina, a paciente precisa ter passado por consulta no posto de saúde mais próximo à sua residência. Será a unidade da rede de saúde que encaminhará o atendimento ao ambulatório do SERMulher, com regulação a partir do sistema de Gerenciamento de Consultas do Estado (Gercon).