A secretária da saúde, Camila Nunes Barreto, representou o município na abertura da capacitação metodológica do Programa Saúde no Campo, ocorrida na manhã desta quarta-feira (01/10), no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul. Cachoeira do Sul será uma das 17 cidades da região que serão beneficiadas na nova etapa do programa, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS) com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida no campo. Voltado às comunidades rurais, a iniciativa tem duração de dois anos e consiste em visitas mensais às propriedades para orientações, atendimentos via telemedicina e encaminhamentos, aproximando serviços de saúde e população.
A Administração Municipal presta apoio ao projeto, que encaminhará demandas dos pacientes à rede pública de saúde. A equipe de assistência volante contará com um técnico de enfermagem e um profissional da saúde que atuará como supervisor, contratados e subsidiados pelo programa. Nesta primeira ação em Santa Cruz do Sul, que segue até sexta-feira (03/10), acontece a capacitação dos profissionais que vão atuar no programa. A formação tem o objetivo de preparar as equipes para desenvolver atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças e atendimentos básicos junto às comunidades.
Segundo a titular da SMS, em um período de 24 meses a proposta do SENAR é de que 30 famílias de produtores rurais sejam alcançadas no município, conforme cronograma de trabalho do programa. “O trabalho do SENAR/RS é fundamental para aproximar qualificar a assistência prestada às comunidades do interior. Unindo esforços, conseguiremos qualificar a atenção ao público do campo e melhorar a qualidade de vida dessas famílias, avaliou.”
PROGRAMA SAÚDE NO CAMPO
Além da prevenção e diagnóstico precoce de doenças, o Programa Saúde no Campo busca também o fortalecimento da cidadania no campo, reduzindo o isolamento histórico das comunidades rurais. Em Cachoeira do Sul, a expectativa é acompanhar 30 propriedades rurais vinculadas ao Sindicato Rural, com avaliação de riscos e necessidades atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta etapa, o programa beneficiará também as cidades de Agudo, Arroio do Tigre, Candelária, Cerro Branco, Ibarama, Ivorá, Paraíso do Sul, Passa Sete, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Silveira Martins, Sinimbu, Sobradinho, Venâncio Aires e Vera Cruz.