A 40ª edição da Feira do Livro, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, tem programadas três peças teatrais. A primeira acontece no dia 09 de outubro, às 14h, quando o Grupo de Teatro Luz Encenação do Colégio Marista Roque subirá ao palco da Rua Coberta, na praça Honorato, com a peça “Observatório Marista: Um olhar para o amanhã, SOS Planeta”.
A produção apresentará uma mensagem de conscientização, destacando o papel fundamental de cada indivíduo na proteção do meio ambiente e na construção de um futuro sustentável. “O espetáculo mobiliza trinta estudantes/atores que, por meio de teatro, música e dança, levam a plateia à reflexão sobre o compromisso que devemos ter com a natureza”, explica a diretora da peça, Bernadete Lovato. rabalho conta com textos autorais e adaptação, roteiro e direção da própria diretora. As coreografias, que amplificam a mensagem de cuidado e vida no planeta, são assinadas por Guilherme Moreira e Ingrid Salomão.
Boal e São Pedro – Na mesma data, a partir das 16h, é a vez da Boal Produções Culturais e Teatrais apresentar ao público a peça “Os Causos de Pedro Xirú”. O trabalho, encenado pelos atores Vanius Rocha, Paulo César e Thalia Beck, com utilização dos bonecos Marilete, Pedro Xirú, Ritinha, Vó Maria e Cavalo Zaino, conta a história de um gaúcho – Pedro Xirú – que trabalha em uma fazenda e que tem em um eqüino seu melhor amigo. “Ele se empenhará em uma heroica jornada para comprá-lo da dona da fazenda, revela Rocha, que também é o diretor e criador do texto. O figurino é de Maneco Gaertner.
No dia 10, às 15h30min, o Grupo de Teatro Arte em Movimento, do Colégio Ulbra São Pedro, estará sob os holofotes da Feira com o espetáculo “Era Uma Vez”, que reunirá princesas de contos de fadas que lutam contra a tirania da Rainha de Copas. Personagens do clássico “Alice no País das Maravilhas” se juntam a Rapunzel, em trabalho dirigido pelo professor Tiago Vargas e que conta com a participação de nove estudantes.
Texto: Alessandro Ferrony