O estímulo da criatividade e expressão artística dos jovens através da leitura, escrita e oralidade foi o tema da oficina "Inspiração Criativa e Criação Poética - Um Encontro com a Palavra", com Gujo Teixeira, o destaque da sexta-feira (10), terceiro dia da 40ª edição da Feira do Livro, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura. Gujo, que é escritor e compositor renomado no meio da música tradicionalista, apresentou slides com imagens e textos que despertaram o senso crítico e reflexivo do público presente, valorizando também aspectos da cultura regional. Antes, os servidores públicos Charles Massirer, da Câmara Municipal de Vereadores, e Mirian Ritzel, do Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul Carlos Salzano Vieira da Cunha falaram, respectivamente, sobre peculiaridades das vias urbanas e como algumas delas foram denominadas, e da importância dos cachoeirenses valorizarem sua história através do conhecimento e preservação de seu rico patrimônio histórico-cultural.
Teatro, música e dança no cardápio cultural
A programação contou, também, com opções de entretenimento cultural variadas, como a apresentação teatral da peça “Era Uma Vez”, encenada pelo Grupo de Teatro Arte Em Movimento, do Colégio Ulbra São Pedro, o show de dança do grupo do CPERS – que também marcou presença com seu Coral, o CPERS em Canto –, mais o som do violão e violino do duo Gêmeos Sinfonia, que levou ao palco da Rua Coberta composições clássicas e modernas, aplaudidas por todos os espectadores. A cereja do bolo musical foi a performance da banda Dopamina, que fez a praça Honorato tremer ao som das guitarras, que embalaram a plateia com clássicos do rock nacional e internacional e a performance carismática do vocalista Roger Gomes da Rosa, o Roginho, que contagiou a audiência com trejeitos vocais e corporais a la Renato Russo e Axl Rose, duas vozes icônicas do gênero.
Atrações literárias para todos os gostos
A sexta-feira trouxe, também, as tradicionais sessões de autógrafos e lançamentos de livros. “As Botas de Pedro”, de Lino Vili Moura Ribeiro, “Trilhando Vida”, de Maria Élida Machado, e “A Lambisgoia da Ponte de Pedra”, de Sérgio Almeida, reuniram dezenas de leitores em busca de um dedo de prosa e fotos com os autores cachoeirenses, que atenderam a todos os admiradores de suas obras. A poesia japonesa, tema de palestra dos escritores Roberto Prym e Marli Silveira, membros da Academia Rio-grandense de Letras, também atraiu excelente público que, momentos antes, aplaudiu a premiação do 4º Concurso de Contos Alcione Sortica e 3º Concurso de Crônicas Armando Fagundes, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras (ACL). O evento contou, também, com a palestra “Declamação e Oratória”, com Bianca Bergmann. A programação da Feira segue nesse sábado, a partir das 9h, e no domingo, a partir das 10h, na praça Honorato. A estrutura conta, ainda, com espaço fixo para exposição e venda de artesanato, além das dez bancas de livreiros, com milhares de títulos à disposição.
Texto: Alessandro Ferrony
Fotos: Lu Pasqualin