As Ouvidorias do SUS da 27ª Região de Saúde do Estado estarão reunidas, nesta quinta-feira (23/10), no auditório da 8ª CRS, para uma oficina de qualificação que reunirá ouvidores, representantes das secretarias municipais de saúde e hospitais das 12 cidades que compõem a região. O programa de capacitação para profissionais do Sistema Único de Saúde é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, que está trazendo à Cachoeira do Sul a coordenação estadual da rede. As Ouvidorias do SUS são um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS. Atuam como um instrumento voltado a garantir que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
No treinamento desta quinta-feira, a Ouvidora Estadual do SUS, Luiza Maria Plentz, estará repercutindo temáticas como o papel de uma ouvidoria pública, os perfis e responsabilidades de um ouvidor e as estratégias que garantam a qualidade das respostas e o monitoramento do serviço, na garantia da participação popular na gestão e do controle social sobre o SUS. “Além de capacitar, queremos proporcionar aos servidores do segmento uma oportunidade de integração e troca de ideias que possa motivar a solução dos desafios de maneira colaborativa”, destaca o Ouvidor lotado na 8ª CRS, Gilmar Colombelli. Cachoeira do Sul é uma das protagonistas na rede estadual por ter sediado a primeira Ouvidoria Regional do SUS implantada no interior do Estado, em dezembro de 2014.
OUVIDORIA LOCAL
Em Cachoeira do Sul, a Ouvidoria do SUS atua há nove anos junto à sede da Secretaria Municipal da Saúde, atualmente instalada no antigo Hospital da Liga. Setor encarregado da intermediação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços públicos da área, a Ouvidoria configura-se no principal meio de acesso às demandas encaminhadas pelos contribuintes, seja para os relatos de solicitações, denúncias, reclamações, elogios ou busca por informações. “Queremos padronizar o setor como ponto principal de relacionamento e acolhimento dos usuários”, enfatiza a secretária municipal da saúde, Camila Nunes Barreto, esclarecendo que cabe ao serviço direcionar as necessidades aos setores competentes da SMS, bem como formalizar os diferentes pedidos e sugestões da comunidade no sistema informatizado do Ministério da Saúde. “Temos compromisso com o aprimoramento contínuo da saúde municipal”, destacou a gestora. Em Cachoeira do Sul, a Ouvidora do SUS é a servidora de carreira da SMS, Viviane Souza, especialista em Gestão Pública e certificada em Ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
REDE DE OUVIDORIAS DO SUS
A Ouvidoria do SUS do Rio Grande do Sul é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS. É um instrumento voltado para garantir que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, permitindo a construção de uma sociedade mais informada e participativa. Através dela, cidadãos podem registrar suas sugestões, solicitações, reclamações, elogios e denúncias, assim como solicitar informações relativas à saúde.
Atenção: o prazo de respostas das manifestações é até 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado, de forma justificada, uma única vez, por igual período, conforme previsto na Lei Nº13.460/17.
Canais de Atendimento na cidade
O que é: canal de intermediação entre usuários do SUS e a gestão municipal da saúde
Formas de manifestação: denúncias, elogios, pedidos de informação, sugestões ou reclamações (podem ser identificadas, sigilosas ou anônimas)
Canais de contato:
Telefone/whats: (51) 99906-7384
E-mail: ouvidoriadosuscachoeira@gmail.com
Acesso gratuito: 0800 645 0644 (Secretaria Estadual da Saúde) ou 136 (Ministério da Saúde)
Atendimento presencial: Sede da Secretaria Municipal da Saúde (antigo Hospital da Liga), sala 10A situada no 2o andar, na Rua Coronel João Leitão, 1055, Bairro Barcelos.