Uma força-tarefa passa a ser implementada a partir da manhã deste sábado (08/11) pela Secretaria Municipal da Saúde, junto ao setor de Regulação do SUS, para mobilização dos usuários do sistema que aguardam nas filas para exames e cirurgias liberados em regime de mutirão. Os procedimentos elencados nesta etapa estão sendo viabilizados por recursos advindos de emenda parlamentar destinada à saúde municipal, garantindo ao menos 973 exames indicados na área de oncologia e mais 60 cirurgias na área de ortopedia confirmadas junto ao Hospital de Caridade e Beneficência via Programa SUS Gaúcho, lançado em setembro pelo Governo do Estado.
A ação em horário adicional foi convocada pela titular da SMS, Camila Barreto, a fim de que o setor de Regulação consiga absorver toda a demanda de acionamento dos pacientes beneficiados, seja para a formalização dos encaminhamentos aos exames especializados ou para as reavaliações e respectivos exames clínicos previstos na fase pré-operatória. “Portanto, é importante que os usuários do SUS estejam atentos às ligações telefônicas que estaremos desencadeando e, principalmente, que mantenham seus contatos atualizados junto à Regulação. A alteração dos contatos (telefone e whatsapp) podem ser realizadas nas unidades de saúde dos bairros onde residem os pacientes ou diretamente com os agentes comunitários de saúde que atendem as respectivas regiões”, orienta a secretária da saúde.
ORTOPEDIA TEM 300 NA FILA
As doenças que afetam o aparelho locomotor, atingindo ossos, músculos, articulações e ligamentos contabilizam atualmente 300 casos na fila por procedimentos cirúrgicos em ortopedia, cadastrados em lista de espera junto ao HCB entre 2018 e 2022. A partir da estratégia estadual SUS Gaúcho, 60 pacientes deste grupo estarão sendo prontamente acionados a partir deste sábado para as reavaliações com médicos especialistas e indicações aos exames pré-operatórios que confirmarão a aptidão às cirurgias indicadas no início dos seus tratamentos. A gestão municipal da saúde aguarda o repasse de verba anunciada da ordem de R$ 500 mil para lançar novo mutirão de procedimentos nas áreas de traumatologia e cirurgia geral.
REDUZINDO AS FILAS POR PROCEDIMENTOS
* Cirurgias de joelho
- 60 cirurgias no Hospital de Caridade e Beneficência, via programa SUS Gaúcho, lançado pelo Governo do Estado. Todos os casos são da especialidade de ortopedia (cirurgias de joelho - menisco e ligamentos), que aguardam na lista eletiva do HCB no período de 2018 a 2022.
* Exames que aguardam na fila do setor de Oncologia do HCB
- 71 Endoscopias
- 149 Colonoscopias
- 253 Ultrassonografias
- 500 Ultrassonografias transvaginais
ATENÇÃO: Os usuários do SUS que aguardam exames e cirurgias nas áreas clínicas abrangidas pelo mutirão devem promover a atualização cadastral (alteração dos contatos telefônicos e de whatsapp) diretamente nas unidades de saúde dos seus bairros ou com os agentes comunitários de saúde que atendem suas regiões, a fim de que as equipes consigam confirmar os agendamentos.