O prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, reuniu-se com o proprietário da Balsa Deusa do Jacuí, Adroaldo Couto, para definir pontos relacionados à prestação do serviço no município a partir do dia 3 de fevereiro. A empresa Naval Couto, responsável pela operação da balsa, foi a vencedora da licitação realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para oferecer a travessia gratuita de veículos, 24 horas por dia, durante o fechamento total da Ponte do Fandango.
O encontro contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Rural, Infraestrutura Urbana e do Gabinete do Prefeito.
Balardin destacou que, em contato com o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, foi informado de que o contrato para a prestação do serviço da balsa está em fase de assinatura e deve ser concluído em breve.
Entre os assuntos tratados, o prefeito informou que será publicado um Decreto Municipal definindo as prioridades de travessia na balsa. Estarão entre elas os veículos da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, equipes rurais, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e forças de segurança. O decreto deve ser publicado nos próximos dias e recebeu aprovação do empresário.
Couto comprometeu-se a repassar os contatos da equipe que irá operar a balsa, para que possam ser acionados sempre que houver necessidade de travessias de urgência. A medida permitirá que os operadores se preparem para a chegada de veículos em situações emergenciais, como atendimentos a acidentes ou transporte de pacientes.
O empresário também destacou que a travessia deverá ocorrer de forma mais rápida do que o habitual, uma vez que, sem a cobrança, basta o ingresso dos veículos na balsa para que a operação seja iniciada.
Na área da educação, será oferecido transporte para baldeação aos professores que retornam à cidade ao meio-dia. Um veículo levará os educadores das escolas até a balsa, enquanto outro transporte da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) aguardará na Rua Moron. O mesmo veículo será utilizado para conduzir os professores do turno da tarde até a balsa.
Retirada dos ingazeiros
Outro assunto tratado no encontro foi a retirada de ingazeiros localizados junto à Rua Moron, em um dos pontos de chegada da balsa quando o nível do rio está elevado. Couto solicitou a remoção dos exemplares para evitar riscos de danos à estrutura da balsa e aos imóveis das proximidades. O assunto foi imediatamente repassado pelo prefeito para a Secretaria de Meio Ambiente para estudo do pedido.