A Rede Bem Cuidar RS, que integra o Programa de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado, consolidou as metas estabelecidas ao longo de 2025 nas duas unidades em que opera em Cachoeira do Sul: a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Carvalho, denominada Dra. Marcia Pertille da Costa, e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Noêmia. O balanço positivo foi apresentado pela coordenadora local do programa, a assistente social Neide Pereira, após divulgação do monitoramento parcial da rede pela Secretaria Estadual da Saúde.
A avaliação do programa gaúcho reconhece que os parâmetros pactuados foram concluídos com êxito, refletindo o comprometimento, a organização do processo de trabalho e a atuação integrada da equipe. “Nas duas operações, o município consolidou suas metas para 2025 focadas na qualificação da Atenção Primária, com ênfase no cuidado materno-paterno-infantil e envelhecimento saudável, visando reduzir a mortalidade infantil e materna”, destacou a coordenadora. No eixo do programa que acompanha as fases do puerpério e recém-nascidos, as ações previstas atingidas ou até superadas englobaram consultas puerperais, visitas domiciliares à mãe e ao recém-nascido, bem como o acompanhamento do recém-nascido até o sétimo dia de vida, com verificação da situação vacinal. “Os resultados demonstram um cuidado oportuno, contínuo e qualificado às famílias, conforme preconizam os protocolos da RBC”, concluiu.
MONITORAMENTO DOS IDOSOS
A atuação das unidades locais cadastradas no programa destacam resultados expressivos em metas como reuniões regulares de equipe, ações de educação permanente em saúde, atividades coletivas com gestantes, puérperas e familiares e consultas de pré-natal do parceiro, superando os percentuais mínimos estabelecidos. No âmbito do cuidado à pessoa idosa, outro eixo de trabalho definido pela política estadual, as avaliações multidimensionais promovidas pelas equipes da SMS superaram as metas pactuadas, promovendo o deferimento integral do ciclo de monitoramento na especialidade, com critérios aceitos em todas as ações avaliadas. “Esses avanços reforçam o compromisso do município com a promoção da saúde, o cuidado humanizado e a melhoria contínua da Atenção Primária à Saúde”, comemorou Neide Pereira. No ciclo passado, a verificação na cidade foi aplicada oficialmente no serviço do Bairro Carvalho, uma vez que o posto do Bairro Noêmia encontrava-se em implantação no segundo semestre, mas com programação cumprida na capacitação de profissionais, acolhimento e cadastro de pacientes. (Confira em anexo a íntegra das metas da Rede Bem Cuidar RS e dos resultados atingidos pelas equipes da cidade).
O DESEMPENHO DE CACHOEIRA DO SUL
Rede Bem Cuidar RS em 2025
Números relativos às operações na ESF Márcia Pertille da Costa (Bairro Carvalho). Em 2025, o segundo semestre foi de implantação para o programa na ESF Noêmia e não houve aplicação de metas. (em anexo)