Cachoeira do Sul confirmou sua adesão ao plano nacional de Saúde Digital e participou, nesta sexta-feira (24), do lançamento do Programa de Transformação Digital da Saúde, o Conexa-Vales. O evento regional reuniu palestrantes de destaque nacional no Auditório Central da UNISC, em Santa Cruz do Sul.
Por meio de portaria do Ministério da Saúde, o município foi habilitado a receber um incentivo financeiro no valor de R$ 34.984,25 para adesão ao projeto. O recurso permitirá a participação de pelo menos 36 servidores da Secretaria Municipal da Saúde no programa, que integra o Plano de Ação de Saúde Digital para o Brasil 2020/2028, iniciativa do governo federal voltada à modernização da saúde pública por meio de soluções tecnológicas, dentro do SUS Digital.
A primeira etapa do plano contempla mobilização, diagnóstico e trabalho de campo, com foco na transformação digital da saúde em 62 municípios da Região dos Vales. O encontro marcou o início da construção de um ambiente interinstitucional colaborativo, com a meta de implementar soluções inovadoras em rede, como prontuários eletrônicos. A digitalização dos processos também abre caminho para avanços como a telemedicina, permitindo consultas, diagnósticos e monitoramento de pacientes à distância.
SMS rumo à inovação digital
A proposta do programa busca qualificar os serviços públicos de saúde por meio de etapas que incluem diagnóstico da realidade local, capacitação de profissionais e desenvolvimento de soluções inovadoras integradas ao SUS Digital.
“Estaremos engajados ao programa com servidores de diferentes áreas de atuação na saúde municipal, da gestão à atenção básica, a fim de nos capacitarmos e inserirmos Cachoeira do Sul no cenário da Saúde Digital, ampliando o acesso aos serviços, a transparência e a participação dos usuários. Nosso objetivo é buscar soluções inovadoras que nos auxiliem em desafios atuais como as limitações estruturais da rede e a escassez de profissionais”, destacou a secretária municipal da Saúde, Camila Barreto.
O prefeito Leandro Balardin também ressaltou a importância da participação dos servidores no programa. “Temos servidores satisfeitos e valorizados pelo trabalho e pela entrega. Estão sendo convidados por mérito, são profissionais que se destacam pelos resultados e agora terão a oportunidade de se qualificar ainda mais para oferecer um serviço de saúde cada vez melhor à nossa população”, afirmou.