A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta terça-feira (4) a capacitação "Manejo Clínico no Tratamento de Feridas", voltada aos médicos da Atenção Primária à Saúde (APS). A atividade foi organizada pelo Departamento de Assistência à Saúde (DAS) em parceria com o Ambulatório de Curativos Especiais e ocorreu no auditório da Escola HCB.
A capacitação foi ministrada por profissionais da empresa Fufamed, de Porto Alegre, com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos médicos sobre o manejo clínico de pacientes com feridas e lesões, qualificando ainda mais o atendimento prestado na rede municipal de saúde.
De acordo com a chefe do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), enfermeira Mariana Bortolaso, a qualificação é fundamental para aprimorar a assistência aos pacientes.
"O tratamento adequado das feridas vai muito além do curativo. É essencial avaliar os aspectos clínicos do paciente e reforçar o controle das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que têm influência direta na cicatrização e na prevenção de complicações", destacou Mariana.
A iniciativa integra as ações permanentes de educação continuada da Secretaria Municipal da Saúde, buscando aprimorar os protocolos assistenciais e garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população cachoeirense.