19 MAR 2019
Prefeitura renova compromisso com o Programa Saúde na Escola

A Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado e o de Saúde, Roger Gomes da Rosa, assinaram o termo de compromisso municipal para participar por mais dois anos do Programa Saúde na Escola (PSE). Com este programa, a Secretaria Municipal da Saúde leva suas equipes de saúde para dentro das escolas, levando ações de prevenção para diversas doenças.

Participarão 22 escolas, somando 7.955 estudantes, que serão atendidas por 11 equipes vinculadas em UBSs e ESFs de Cachoeira do Sul. Pelo menos 12 ações de atenção básica serão levadas para cada um destas escolas com a proposta de promover a atenção em saúde e prevenção de diversas doenças e agravos com relação a saúde pública dentro das escolas de educação básica. Outro objetivo é a formação permanente de profissionais de educação em saúde em suas comunidades.

Um dado levantado ela Secretaria da Saúde que demonstra que o programa implantado em 2017 já começa a dar resultado é a redução no número de pacientes em idade escolar internado devido ao uso de drogas. Dados mostram que reduziu de 14 casos em 2017 para apenas dois casos em 2018. “Já li vários artigos que falam que em cada R$ 1,00 aplicado em prevenção, poupamos R$ 4,00 com medicina curativa. A implantação do Programa Saúde na Escola já demonstra isso”, comemorou ao prefeito Sergio Ghignatti ao acompanhar a assinatura com termo de compromisso.

Importante

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu R$ 5.676,00 de recurso ao aderir ao programa e mais R$ 6 mil devido a quantidade de alunos cadastrados. Estes valores serão aplicados no PSE.

As escolas beneficiadas

- EMEI Cristo Rei

As ações obrigatórias:

- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

- Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas

- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas

- Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos

- Prevenção da violência e dos acidentes

- Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação

- Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação de flúor

- Verificação da situação vacinal

- Promoção da segurança alimentar e nutricional, da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil