27 MAR 2019
Smed reconhece escolas e professores com nível intermediários e adequado de aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite desta terça-feira (26) a entrega de certificados de reconhecimento as escolas e aos professores do 2º e 5º ano que conquistaram os níveis adequado e intermediário na aprendizagem dos estudantes, através da avaliação externa 2018/2, promovida pelo Programa Educar para Valer, em parceria com o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF).

A noite foi de expectativa e alegria, pois as escolas e professores que receberam os certificados só ficaram sabendo o seu nível de aprendizado atingido no momento em que eram chamados. A solenidade reuniu diretores, supervisores e professores das 23 escolas que participaram da avaliação e reconheceu diversos deles pelo seu desempenho e crescimento ao longo das avaliações do ano de 2018.

O nível considerado adequado foi atingido por duas escolas: EMEF Aldo Porto, alunos do 2° ano com o professor Elisson Couto Dias e a EMEF Júlio de Castilhos, 2° ano, com a professora Suzana de Fátima Folgearini Pinheiro. Ainda foram reconhecidos dentro do nível intermediário escolas e professores de 2 º ano e de 5º ano em Português e Matemática.

Qual a proposta do Programa Educar pra Valer?

O Programa Educar pra Valer tem por objetivo contribuir com 50 municípios brasileiros que queiram empreender mudanças na gestão pública, educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola e que se disponham a envidar todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua série e idade.

Com o objetivo de atender as Plano Municipal de Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê nas metas 5 e 7 a alfabetização de 100% das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, bem como a elevação do IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) nos anos iniciais (5º ano), Cachoeira aderiu ao programa.

Para saber mais

Os indicadores de desempenho são obtidos por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e da Teoria Clássica dos Testes (TCT), da mesma forma das avaliações de larga escala do MEC. A TRI verifica os saberes estimados a partir das tarefas que o estudante é capaz de realizar na resolução dos itens do teste. Já a TCT estabelece os percentuais de acertos em cada descritor.

Os níveis de aprendizado

- Abaixo do básico: estudantes apresentam carência de aprendizagem com relação as habilidades previstas para a sua etapa de escolaridade, evidenciando necessidade de recuperação

- Básico: estudantes ainda não demostram o desenvolvimento adequado das habilidades esperadas para a sua etapa de escolaridade, demandando reforço para uma formação adequada a etapa de escolaridade

- Intermediário: estudantes revelam ler consolidando as habilidades consideradas mínimas e essenciais para sua etapa de escolaridade, o que requer empenho para aprofundar a aprendizagem

- Adequado: estudantes conseguiram atingir o patamar um pouco além do que é considerado essencial para a sua etapa e escolaridade, exigindo novos estímulos e desafios.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

* Nível adequado