26 ABR 2019
Prefeito recebe o texto final do Plano de Mobilidade Urbana

O prefeito Sergio Ghignatti recebeu nesta semana o texto final do Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeira do Sul. O documento contendo 76 páginas e outros diversos anexos foi concluído no último dia 19 de abril, quando foi enviado também para o Ministério do Desenvolvimento. A Prefeitura está também finalizando o projeto de lei que irá para a Câmara de Vereadores para aprovação do Plano. O vice-presidente do Legislativo, Itamar Luz, participou da solenidade e já levou um exemplar do documento.

Elaborado em um período de oito meses, o Plano de Mobilidade é considerado pelo prefeito Ghignatti um dos maiores legados que sua gestão deixará para a comunidade cachoeirense. “Enquanto muitas cidades contrataram empresas para fazer o seu projeto, o nosso foi feito pela equipe técnica da Prefeitura, que contou com o fundamental colaboração da UFSM/Cachoeira”, destacou Ghignatti. Possuir Plano de Mobilidade é a partir de agora pré-requisito para os municípios pleitearem recursos federais para pavimentação, calçadas e acessibilidade.

Ghignatti frisou também que a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana foi sua inspiração para dar início a readequação do Plano Diretor do Município, feito em 1983. O trabalho terá a coordenação das arquitetas Cristine Coelho, Márcia Heck e a secretária de Planejamento, Rosimeri de Arreal, que também lideraram o Plano de Mobilidade.

A professora Brenda Pereira, do curso de Engenharia de Transportes e Logística, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cachoeira do Sul em fazer o Plano utilizando o próprio corpo técnico. “Há Prefeituras com mais recursos que a de Cachoeira do Sul que não conseguiram fazer o seu Plano. Aqui, as duas técnicas que estiveram à frente do projeto tiveram a humildade de chamar um grande grupo para auxiliá-las. Mobilidade é pensar na cidade como um todo. E um dos pontos mais bonitos deste Plano foi a coletividade. Isso mostra que ele foi pensado de forma totalmente colaborativa.”, enfatizou Brenda.

26/04/2019
Entrega do Plano de Mobilidade