26 JUN 2019
Implantação do videomonitoramento começa na próxima segunda-feira

O Prefeito Sergio Ghignatti assinou na tarde desta quarta-feira (26) a ordem de serviço para o início da obra de instalação das 11 câmeras de videomonitoramento em Cachoeira do Sul. O Ministério da Justiça aprovou um ajuste do plano de trabalho inicial e fez o deposito de parte do recurso.

O valor licitado para a obra é de R$ 365.632,71. No entanto, o Ministério da Justiça liberará R$ 374.347,62 (que e o valor previsto no projeto). Já foi liberado R$ 312.316,38 do recurso e ainda falta o depósito de R$ 62.031,24 e a liberação dos R$ 49.586,67 de contrapartida da Prefeitura (que é obrigatória). Este valor soma R$ 423.934,29. Como há um saldo econômico na licitação de R$ 58.301,58, a Prefeitura pode apresentar um novo projeto para usar este recurso aplicando em melhoria na tecnologia do sistema. A implementação do serviço deve estar concluída até 31 de dezembro de 2019.

O recurso é uma emenda parlamentar do ex-deputado federal cachoeirense José Otávio Germano. O serviço será feito pela empresa Contel Segurança Eletrônica 24h, de Garibaldi.

A obra de construção da nova sala onde será instalado o sistema ficará por conta da Secretaria Municipal de Obras com doação de materiais através da Cacisc e Sindicato Rural, que já firmaram parceria com algumas empresas e produtores rurais e estão em contato com outros para auxiliarem com a doação de recursos para a aquisição dos materiais. A sala será construída junto ao prédio do 35º BPM especialmente para receber o videomonitoramento.

O controle e armazenamento das imagens do videomonitoramento ficará a cargo da Brigada Militar de Cachoeira do Sul. O serviço contará com 9 brigadianos (5 aposentados e 4 da ativa). Todos eles passarão por treinamento oferecido pela empresa contratada.

Onde serão instaladas as câmeras

- Posto do Loló

- BR 153 (Trevo do Horbach)

- KM Zero (entroncamento da Imigrantes com a ERS 403)