06/08/2019 às 14:08:00
Comissão trabalha na revisão do Plano Diretor

Uma comissão designada pelo prefeito municipal Sergio Ghignatti está realizando a revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul, que foi feito em 1983, e que desde então só recebeu alterações pontuais. A comissão formada pela secretária municipal de coordenação e planejamento, Rosimeri Michels de Arreal, e pelas arquitetas Márcia Heck, da Secretaria Municipal de Obras, e Cristine Coelho, da Secretaria de Coordenação e Planejamento, tem se reunido para as primeiras análises do documento original. Através de uma cooperação com a UFSM, cinco acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Logística e Transporte e Engenharia Agrícola colaborarão com estudos para a revisão do Plano.

Segundo a arquiteta Márcia Heck, assim como foi feito com o Plano de Mobilidade Urbana, a ideia é que o Plano Diretor seja revisado de forma colaborativa, com a participação da comunidade.

O Plano Diretor contém as diretrizes que ordenam tudo o que pode ou não pode ser feito em termos de construções e ocupações urbanas, divide a cidade em zonas e ordena que tipo de construção pode ser feita em cada uma dessas zonas.

Na manhã desta terça-feira (6), estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento a arquiteta Márcia Heck, o advogado Rafael Rochembach, da Procuradoria Jurídica da Prefeitura, a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM e estagiária da Secretaria, Pâmela Melo, e as professoras do curso, Verônica G. Donoso, Renata Zampieri, Bárbara M. Giaccom Ribeiro e Letícia de Castro Gabriel. Durante o encontro, o grupo discutiu pontos que deverão ser alterados no Plano Diretor.