Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
12
12 AGO 2019
Secretaria de Educação fornece cerca de 13.500 refeições por dia para estudantes da rede municipal de ensino

Todos os dias, cerca de 13 mil e 500 refeições são servidas nas 42 escolas da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul. Estas refeições atendem aos estudantes das modalidades creche, pré-escola, fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado, que têm acesso à alimentação completa, nutritiva e gratuita, com cardápios próprios para cada atendimento e elaborados por nutricionista responsável técnica, baseados no que preconiza o PNAE - Programa Nacional da Alimentação Escolar. O número de refeições para cada modalidade de atendimento é de acordo com o tempo de permanência no âmbito escolar.

O PNAE possui como um de seus objetivos atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos mesmos, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Conforme resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo repasse dos recursos federais para a alimentação escolar, o município deve adquirir, no mínimo, 30% de alimentos provenientes da agricultura familiar, garantindo que os mesmos estejam sempre frescos e em boas condições de consumo para a preparação das refeições. Em 2019, o município atingiu o percentual de 61,30%. Além da questão da qualidade dos alimentos, a aquisição da agricultura familiar garante a valorização da produção local, fazendo com que esse dinheiro circule nestas famílias.

Atualmente, 21 fornecedores atendem a alimentação escolar por meio da Associação dos Produtores Rurais de Cachoeira do Sul, que fornece frutas, verduras e legumes, biscoitos, massa tipo caseira, mel, suco e pão e de outra Cooperativa, de outro município, que fornece carne de gado e carne suína. Além disso, por meio de processo de pregão eletrônico, outros 8 fornecedores entregam alimentos básicos, como leite, carnes e frutas. Ao sair da zona rural, os alimentos da agricultura familiar são entregues pelos agricultores na Central de Recebimento e Distribuição onde, em seguida, são levados às escolas ou armazenados para serem distribuídos às escolas do meio rural. Os perecíveis chegam toda segunda-feira, em torno de 8h, e são distribuídos no mesmo dia na cidade e durante a semana no meio rural. Os alimentos básicos diversos são entregues durante o mês, de acordo com os cronogramas elaborados pelo Setor de Alimentação Escolar, na Central ou diretamente nas escolas.

Na Secretaria de Educação, a nutricionista responsável técnica Ines Neida Longhi Quadro planeja, executa e coordena o programa bem como realiza todas as atribuições inerentes ao cargo, contando com uma equipe de assessoramento. Os cardápios são elaborados de acordo com as características e modalidades de atendimento, levando-se em consideração os produtos da safra, a idade dos alunos, o número de refeições e as características dos estudantes. Também são realizadas formações para as manipuladoras de alimentos e professores responsáveis, oficinas culinárias e demais atividades afins.

Para a fase pré-escolar, que apresenta elevada vulnerabilidade biológica, sujeita a diversos agravos nutricionais, necessitando de Programas e Projetos voltados aos cuidados nas práticas alimentares, são oferecidas quatro refeições diárias com café da manhã, almoço, sobremesa (frutas ou doce) e lanche da tarde.

As fases referentes ao escolar e ao adolescente também envolvem comportamentos e atitudes que persistirão no futuro, determinando uma vida saudável, havendo a necessidade de programas de educação alimentar e nutricional capazes de contribuir para a garantia de práticas alimentares adequadas, portando o programa atende com uma refeição nutritiva e equilibrada nutricionalmente, bem como a Educação de Jovens e Adultos e o Programa Novo Mais Educação com três refeições diárias.

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul
ENDEREÇO
Rua XV de novembro, 364 - Centro
CEP: 96508-750
TELEFONE
(51) 3724-6121
ATENDIMENTO
08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia