12/08/2019 às 15:40:00
Prefeito agradece equipe que restabeleceu o sistema após ataque de hackers

O prefeito Sergio Ghignatti fez um agradecimento especial nesta segunda-feira (12) a equipe do Centro de Processamento de Dados (CPD), que restabeleceu o sistema da Prefeitura de Cachoeira do Sul após o ataque feito por hackers no último dia 30 de julho. Desde a invasão do sistema, os técnicos trabalharam várias horas por dia até iniciar o restabelecimento do sistema na segunda-feira seguinte, dia 5 de agosto. Como reconhecimento, o prefeito entregará a eles nos próximos dias um agradecimento formal pelo empenho de cada um deles. O trabalho foi desempenhado pelos servidores Nelton Cereta, Rafael Bittencourt e Moisés Moraes.

Outra equipe elogiada por Ghignatti foi o da folha de pagamento, que apesar de todos os problemas que tiveram devido ao ataque, conseguiram efetivar o pagamento da folha dos servidores em 31 de julho (data já anunciada para o depósito), mesmo sendo um dia após o ataque que prejudicou todo o sistema informatizado da Prefeitura. Para isso, o chefe do setor, Léo Gomes, foi a Santa Maria para fazer a transferência dos dados para o banco, garantindo assim o pagamento em dia.

Para que todos os computadores fossem religados em rede, os técnicos do CPD passaram em mais de 200 computadores, revisando um a um, garantindo que nenhum deles permanecia infectado. “Ouve-se seguidamente críticas aos servidores públicos e a falta de comprometimento. Mas o que essa equipe demostrou nestes dias foi muito profissionalismo e dedicação ao trabalho que desempenham. Estou secretária, mas antes de tudo sou servidora municipal e tenho orgulho de ter eles como colegas”, frisou a secretária da Fazenda, Viviane Santana Dias.