31 OUT 2019
Prefeitura pedirá autorização da Câmara para financiar R$ 14,4 milhões

O prefeito em exercício Cléber Cardoso assinou nesta quinta-feira (31), o projeto de lei que solicita autorização do Poder Legislativo para buscar um financiamento de R$ 14.482.063,43, considerando que o Município foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional no Programa Avançar Cidades.

O Município protocolou a carta consulta em 2018 e, após a seleção, começaram as tratativas com o Badesul, agente de fomento cadastrado na carta consulta. A autorização do legislativo compõe o conjunto de documentos que foram solicitados à Prefeitura de Cachoeira do Sul, que serão submetidos a análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão que fará a análise da proposta do financiamento.

Paralelo à autorização do Legislativo, a Secretaria de Planejamento está trabalhando no projeto executivo das ruas informadas no projeto básico, sob a coordenação do engenheiro George Schreiner.

O Programa Avançar Cidades aceita pavimentações em ruas de ligação, onde passa transporte coletivo e infraestrutura focada em regiões, não aceitando pavimentações em ruas isoladas, que não compõe um conjunto de investimentos, garantindo que a infraestrutura possa beneficiar um número maior de pessoas.

Foram incluídos no Programa Avançar Cidades importantes bairros do Município que nunca tiveram investimentos de pavimentação: Primavera, Mauá e Augusta. Além destes bairros, vias de ligações receberão investimentos nos bairros Marina e Vila Verde. No Bairro Noêmia, a Rua Ricardo Rodolfo Drews, que foi retirada do PAC por indisponibilidade financeira, também receberá investimentos. Os projetos preveem drenagem pluvial, pavimentação, passeios acessíveis e sinalização.

Importante

A lei autorizativa que será solicitada para a Câmara de Vereadores não garante a execução das obras, pois é necessário a aprovação do financiamento da carta consulta selecionada junto ao STN. No entanto, ela é fundamental para a Prefeitura dar prosseguimento no pleito.

Substituição e recapeamento

Há dois trechos de rua incluídos no projeto que já são pavimentados. Na Avenida Brasil entre Alarico Ribeiro e Avenida Imigrantes, será colocado asfalto. Na Emiliano A. Costa entre Avenida Brasil e Avenida Imigrantes, será feito recapeamento do trecho.

Lista de Ruas - Avançar Cidades

- João A. Müller entre Avenida Brasil e Viriato Viera

- João A. Müller entre Avenida Brasil e A. Araújo

- Antônio G. Campos entre Dona Alice e Bela Vista

- João Antônio Barcelos entre Orlando da Cunha Carlos e Edson F. Lima

- José Pereira da Silva entre Wilnei Ritter e Joaquim Gomes de Oliveira

- Joaquim Gomes de Oliveira entre Orlando da C. Carlos e José P. da Silva

- Wilnei Ritter entre Orlando da C. Carlos e José P. da Silva

- Feliciano Fortes entre Orlando da C. Carlos e Ramiro Barcelos

- Laurindo Machado entre Orlando da C. Carlos e Álvaro C. Levis

- Antônio M. Medeiros entre Laerte F. Fischer e João M. Matos

- Fioravante Trevisan entre Álvaro C. Lewis até o fim da rua

- Delfino M. Neto entre Álvaro C. Lewis até o fim da rua

- Álvaro C. Lewis entre Fioravante Trevisan e Xafi Abrahão Nazar

- Xafi Abrahão Nazar entre Álvaro C. Lewis e Élio Figueiró Fischer

- Élio Figueiró Fischer entre Xafi Abrahão Nazar e Alvaro C. Lewis

- José A. Mesquita entre Orlando da C. Carlos e Antonio M. Medeiros;

- Francisco Antônio Dias entre Avenida Brasil e Araújo Porto Alegre.

- Orlando da Cunha Carlos entre Telmo Loureiro e Feliciano Fortes

- Travessa Iruí entre João Antônio Müller e Francisco A. Dias