21 NOV 2019
Grupo de Ovinos visitou abatedouro

Na terça-feira (14), produtores do Grupo de Ovinos do Programa Juntos para Competir, acompanhados pela veterinária da SMAP, Luciane Pedroso, estiveram no município de Alegrete em visita às instalações do abatedouro de ovinos Coxilha Vermelha. A atividade, voltada preferencialmente aos integrantes do Programa JPC, teve como objetivo mostrar a importância de cada etapa na qualidade do produto final, abrangendo o manejo pré-abate ao processamento, evidenciando a importância de um abate legalizado. Atualmente, o Coxilha Vermelha abate cerca de 200 ovinos por dia que podem ser oferecidos inteiros ou em cortes menores de acordo com a preferência do cliente. A próxima etapa será a expansão das instalações visando a produção de embutidos. O abatedouro possui inspeção pelo SISBI - POA, sistema de inspeção que permite a comercialização em todo território nacional. Além da visita às instalações e acompanhamento do abate, foi ministrada palestra sobre o mercado da carne ovina e oficinas práticas com a demonstração de cortes e identificação das principais lesões encontradas nas carcaças.