10 JAN 2020
Prefeito decreta situação de emergência devido a estiagem

O prefeito Sergio Ghignatti assinou por volta das 19h desta sexta-feira (10) decreto 03/2020, que declara situação de emergência em Cachoeira do Sul devido a estiagem. Os dados levantados pela Defesa Civil apontam que 38.841 pessoas na zona urbana e rural do município foram afetadas pela falta de chuva. Os prejuízos chegam a R$ 132.193.699,39 na agricultura e R$ 8.400.000,00 na pecuária, somando R$ 140.593.699,39.

Os dados econômicos privados foram levantados e descritos em laudo emitido pela Emater e assinado pelo engenheiro agrônomo Luciano Mazuim e técnico agrícola Rodrigo de Moura Silveira e o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan Hamann, ambos do Irga, que cita a perda de R$ 93.763.125,00 na cultura da soja e R$ 26.703.462,72 na cultura do arroz. O laudo ainda apresenta as perdas nas lavouras de milho e cultivo de hortaliças.

39 DIAS SEM CHUVA – Cachoeira do Sul ficou 39 dias sem chuva, no período entre 2 de dezembro e 8 de janeiro, com registro de precipitação média acumulada de 67,2 mm, aliado as altas temperaturas, causando a baixa nos rios, barragens e reservatórios de água.