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FEV
12
12 FEV 2020
Estagiários fazem nova apresentação da base de dados
 
Seguindo com os trabalhos para a consolidação da base de dados que servirá como referência para a revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul, os estagiários da UFSM apresentaram, nesta terça-feira, novos dados a respeito da cidade. A apresentação foi acompanhada por professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, pelas arquitetas Márcia e Cristine, da Secretaria do Planejamento, e pelo advogado Rafael Rochembach, da Procuradoria Jurídica, além do presidente do NEA – Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Cachoeira do Sul – Homero Tatsch.
Os cinco acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia de Transporte e Logística da UFSM tiveram até o dia 7, sexta-feira, para concluírem alguns trabalhos. Após essa fase, foi apresentado na reunião de hoje:
- Foram identificadas as áreas públicas, áreas públicas sem uso, áreas públicas de uso restrito, áreas públicas de uso coletivo, áreas privadas de uso coletivo e áreas indefinidas; esta divisão foi baseada em mapas e também em dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Fazenda;
- Levantamento do patrimônio histórico-cultural, dividido entre inventariado e tombado;
- Foram espacializadas as taxas de ocupação e índice de aproveitamento do solo, conforme regime urbanístico vigente;
- Os esquipamentos urbanos foram classificados pelos códigos de atividade do IBGE; essa classificação foi atualizada conforme dados da Secretaria de Educação, os dados das demais Secretarias deverão vir até o dia 17 deste mês;
- Foi apresentada a espacialização das redes de água, esgoto (baseado nos dados da Corsan) e do sistema de coleta dos resíduos sólidos (com divisão das zonas, dias de coleta e localização dos containers);
- Foi apresentada a hierarquização das vias, de acordo com Código Brasileiro de Trânsito;
- Foi apresentado o levantamento das ruas com pavimento permeável, impermeável e sem pavimentação com base na foto de satélite de 2019, nos dados da Secretaria do Planejamento e com análises in loco;
- Foram levantados 68 pontos de gabarito nas principais ruas da cidade com os locais de alinhamento e estrangulamento indentificando onde estão os pontos e quais são as medidas; além disso, há uma comparação do gabarito esperado x como está atualmente;
- Foram identificados 33 pontos de carga e descarga, divididos por tipo e rua.
 
Até o dia 17 de fevereiro, serão realizadas as entregas de informações por parte das Secretarias. A consolidação dos dados e a finalização dos mapas temáticos deverá acontecer até o dia 20 de fevereiro. Após a consolidação da base de dados, serão realizadas as leituras comunitárias, previstas para o final de abril.
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