13 FEV 2020
Secretaria Municipal do Desporto prepara novas atividades esportivas para a Praia Nova

O Balneário da Praia Nova tem sido uma alternativa não apenas aos cachoeirenses, mas também aos visitantes da região que aproveitam a estrutura disponibilizada pela Prefeitura Municipal como uma alternativa de lazer.

Durante esta temporada, foram registradas as presenças de excursões de Santa Cruz e Pântano Grande, veranistas de Novos Cabrais, Porto Alegre, São Leopoldo, Alvorada e um casal de Argentinos que permaneceu acampado por um final de semana.

O Rio Jacuí atrai diferentes públicos desde pessoas que buscam o local para veranear como pessoas que vão até o local para descansar, confraternizar com amigos e familiares e contemplar a natureza, o que motivou a Prefeitura a melhorar a estrutura com mais churrasqueiras, mesas e a instalação de recantos com deck, bancos, floreiras e bicicletário em locais que permitam uma vista privilegiada do Rio Jacuí.

O Rio Jacuí possibilita a pratica de diferentes atividades esportivas como a canoagem, remo, stand up padle, jet ski, ski aquático, pesca esportiva, natação, cross country, trekking e mountain bike. Com as estruturas disponibilizadas pela Prefeitura Municipal somou-se também o vôlei, futevôlei e o basquete de areia.

A Secretaria Municipal dos Desportos responsável pelas atividades esportivas está sempre buscando trabalhar para proporcionar aos veranistas espaços para prática esportiva e também levando competições e atividades que objetivam a integração entre o ser humano e a natureza fazendo jus ao lema: PRAIA NOVA EU CURTO, EU CUIDO!

Programação para o próximo domingo, dia 16 de fevereiro

Oficina de Pesca Esportiva

Para o próximo domingo, dia 16 de fevereiro, a SMD estará levando uma novidade ao Balneário. O Professor e Pescador Esportivo Cristiano Garcia estará ministrando uma Oficina de Pesca Esportiva para crianças e adolescentes. A atividade de pesca esportiva no Brasil tem apresentado um crescimento vertiginoso nos últimos anos e está caminhando de mãos dadas com a preservação ambiental com o objetivo de promover a manutenção das populações de peixes nativos.
Conforme Cristiano Garcia, com o passar dos anos, nota-se uma considerável redução na quantidade de pescados no Rio Jacuí e necessita-se de um conjunto de ações, que visem aumentar a conscientização pela sustentabilidade e pela preservação ambiental.

A Oficina de Pesca Esportiva terá início às 15h30min, na Praia Nova, através da pesca do lambari, com orientações sobre segurança na prática da pesca, confecção de material de pesca que será disponibilizado pela organização, sendo também permitido que os participantes levem seu material e, principalmente, o cuidado com o peixe para o seu retorno à água. Durante a oficina será realizada a distribuição de brindes entre os participantes.

Futebol de Areia sub 11 e sub 13

No domingo à tarde também será realizado um Torneio de Futebol de Areia para as categorias Sub 11 e Sub 13, naipes masculino e feminino. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal dos Desportos até as 17 h de sexta-feira, dia 14. O congresso técnico será às 14h e o início dos jogos às 14h30min. Serão premiados com medalhas o campeão e vice-campeão de cada categoria.

Oficinas de Canoagem – ACCE

Os atletas da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia (ACCE) estarão na Praia Nova a partir das 15h com os barcos de lazer e competição para uma oficina voltada a crianças e adolescentes que queiram aprender sobre a prática da canoagem de lazer e competição já convidando para integrarem o Projeto Escola de Canoagem que forma atletas para competições em nível nacional e internacional.

Aula de ritmos – Academia Espaço Saúde

A professora Alessandra, da Academia Espaço Saúde, realizará novamente neste domingo, a partir das 16h, uma Aula de Ritmos na Praia Nova, modalidade aeróbica de dança que mistura coreografias motivantes e simples, misturando vários ritmos como axé, funk, sertanejo, forró, salsa, hip hop, danças latinas entre outros. Todos os veranistas estão convidados a queimar calorias através de uma aula de dança com muita diversão.

Mountain Bike (MTB) XCO da Prainha

A partir das 14h, terá início o XCO da Prainha, prova de Mountain Bike na trilha entre a Praia Nova e a Ponte do Fandango. A prova será disputada nos Naipes Masculino e Feminino, nas Categorias Kids para crianças até 7 anos de idade (Pista Especial), estreantes para quem ainda não disputou competição de MTB (5 voltas na Pista), experientes para atletas que já participaram de competições municipais ou estaduais (10 voltas na Pista) e Dinossauro para maiores de 50 anos (1 volta na Pista). As inscrições podem ser realizadas na Ciclo Bikes, na Rua Andrade Neves n° 1537, no valor de R$ 25,00 ou no local até 30 minutos antes da largada.