13 FEV 2020
Cachoeira do Sul tem mais mais uma Agroindústria Familiar
Foto pequena 0
Foto pequena 1

"Vida Camponesa" é a mais nova agroindústria legalizada de Cachoeira do Sul. Localizada no Corredor da Costa no Piquiri, ela fabricará queijos coloniais a partir da produção própria do leite. Segundo os proprietários Luciana e André Piovesan, a agroindústria surgiu com o objetivo de agregar valor à matéria prima, promovendo o desenvolvimento da atividade e a utilização da mão de obra familiar.

Na propriedade é desenvolvida a cadeia produtiva em toda sua integralidade, executando desde a criação de bovinos leiteiros, até o processamento, industrialização e comercialização do produto. A expectativa inicial é que sejam produzidos de 60 a 100 kg de queijo por semana.

O processo todo de instalação e regularização foi realizado com recursos próprios e do financiamento Pronaf Agroindústria para aquisição de equipamentos. A agroindústria é cadastrada junto ao Programa Municipal de Desenvolvimento das Agroindústrias do município e no Programa Estadual da Agricultura Familiar. No processo de organização, os agricultores foram acompanhados pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, Emater, Sindicato dos trabalhadores Rurais e profissionais da área.

Os queijos estarão à venda a partir desta sexta-feira, dia 14, no Espaço das Agroindústrias na Feira Livre Municipal.