25 MAR 2020
Central de Triagem começa funcionar a partir de amanhã no pátio da UPA

As barracas de triagem montadas pelo Exército no pátio da UPA estarão em funcionamento a partir das 8h desta quinta-feira (26), por tempo indeterminado, para orientar e encaminhar os pacientes que apresentem sintomas de síndrome gripal – tosse, febre e falta de ar - para o tratamento. No espaço de triagem, que funcionará 24 horas por dia, será verificado, através de protocolo, a necessidade de internação; se for necessário, o paciente será encaminhado ao HCB. Alguns casos poderão ser transferidos para leitos de referência conforme orientação do Estado.

HCB altera estrutura de atendimento

A partir do funcionamento da Central de Triagem, o HCB também passará por alterações em seu funcionamento.

• Central de Triagem

Todos os pacientes do SUS e convênios com síndrome gripal (tosse, febre, falta de ar) deverão se dirigir ao Centro de Triagem, localizado em uma estrutura anexa à UPA. Casos mais simples continuarão a ser tratados no domicílio ou Posto de Saúde/ESF.

• UPA

Continuará atendendo os casos de urgência/emergência e a demanda verde e azul do HCB. Não atenderá pacientes com síndrome gripal, exceto de crianças de 0 a 12 anos.

• HCB

Atenderá casos respiratórios mais graves encaminhados pelo Centro de Triagem. Atenderá urgências e emergências graves do SAMU, Bombeiros e encaminhados pela UPA. Os casos de síndrome gripal que procurarem diretamente o Hospital, bem como urgência/emergência classificados como verde e azul, serão direcionados para o Centro de Triagem e UPA, conforme o caso.

Central de Triagem

O que é?

Espaço para atendimento inicial de todos os pacientes do SUS e convênios com síndrome gripal (tosse, febre, falta de ar) de Cachoeira do Sul.

Como vai funcionar?

Ininterruptamente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e higienizadores.

Qual é o horário de funcionamento?

24 horas por dia, 7 dias da semana.

Quantos profissionais estarão trabalhando na triagem?

1 médico, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem

Quem deve procurar a triagem na UPA?

Devem procurar a Central de Triagem os pacientes do SUS e convênios com síndrome gripal (tosse, febre, falta de ar). Casos mais simples continuarão a ser tratados no domicílio ou Posto de Saúde/ESF e devem reforçar o isolamento social.

Dúvidas sobre os sintomas podem ser tiradas pelos telefones: 51-999058016, 51-995497660, 51-996536587, 51-996484917, 51-980370231 e 51-998969208.

Como será o encaminhamento após a triagem?

Nos casos em que for avaliada a necessidade de internação, os pacientes serão encaminhados ao HCB. O Estado, através de sua regulação, também tem leitos de referência em outras cidades para internação de pacientes com coronavírus.

VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria Municipal da Saúde