26 JUN 2020
Prefeitos da região tiveram novo encontro em Sobradinho

O prefeito Sergio Ghignatti esteve na tarde desta sexta-feira (26) na cidade de Sobradinho para mais um encontro com os demais prefeitos da região da 8ª Coordenadoria de Saúde, com o objetivo de definir novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, buscando ações que possam ser tomadas em conjunto, buscando assim evitar passar para a bandeira vermelha nos critérios de distanciamento controlado definido pelo Governo do Estado. Na última quarta, o grupo se reuniu em Cachoeira do Sul.

Entre as ações definidas pelo grupo está a formação de um grupo para revisar os dados utilizados pelo Estado para definir a troca de bandeira, caso isso aconteça. O Consórcio Intermunicipal de Saúde irá auxiliar os municípios junto com a Associação dos Municípios do Centro Serra, que representa 9 dos 12 municípios da 8ª CRS.

Outra definição do encontro é que os prefeitos farão um documento coletivo para ser encaminhado ao Governo do Estado, solicitando o aumento de leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19. Esse é um dos critérios que pesam na hora de definir a troca da cor da bandeira. “Já estamos fazendo tudo o que podemos. O HCB já aumentou os leitos. Agora é hora dos hospitais da região também derem mais leitos. Isso vai nos ajudar muito”, frisou Ghignatti.

Diante da reclamação de muitos prefeitos de que a Brigada Militar e Ministério Público não estão auxiliando nas ações de fiscalização no sentido de evitar aglomerações e cobrar o uso de máscaras, o grupo decidiu também decidiu que fará essa cobrança formalmente.