03 MAI 2021
Ibama e Sema querem saber onde tem palometas no Rio Jacuí
PROCESSANDO ÁUDIO

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) solicitaram através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que a comunidade auxilie com informações locais sobre onde há incidência da espécie Serrasalmus maculatus, conhecida por "palometa" ou "piranha-vermelha". Tais medidas visam implantar medidas mais adequadas de monitoramento, controle, pesquisa e comunicação social sobre a incidência deste peixe.

Para isso, o Ibama e a Sema elaboraram um questionário on line que está disponível tanto para as Prefeituras quanto para qualquer cidadão que identificou o predador e possam repassar informações. Nativa da bacia do rio Uruguai, ainda não se sabe como a palometa veio parar no Jacuí. A palometa é um peixe onívoro que possui dentes afiados e triangulares e se alimenta principalmente de peixes, insetos e invertebrados aquáticos, como moluscos e crustáceos.

LINK:

Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021