A Turma de Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará na quinta, sexta e sábado, dias 3, 4 e 5, a retirada de seis árvores de grande porte nas esquinas das Ruas Riachuelo com Ramiro Barcelos e Riachuelo com General Osório, nas proximidades do Ginásio Derlizão.
O trabalho está previsto no cronograma de ações do Setor Florestal da SMMA, que faz a análise técnica das necessidades de podas ou remoções das espécies, levando em conta o risco de queda que as mesmas apresentam.
Da mesma forma, o trânsito dos arredores precisará ser interrompido ou alterado até a finalização do trabalho.
O serviço de remoção terá o apoio da Secretaria Municipal de Obras e do 3º Batalhão de Engenharia e Combate.
Cronograma de remoção – A SMMA segue um cronograma de remoção de árvores com risco de queda em áreas públicas, priorizando as que representam maior risco. A lista das remoções vem de solicitações de cidadãos, que passam por avaliação e vistoria do Setor Florestal, ou de vistoria de iniciativa da própria Secretaria. Em 2021, a Secretaria retirou quase 100 árvores de médio e grande porte nessa situação.
Em áreas privadas, a responsabilidade pela remoção ou poda é do proprietário. A solicitação deve ser feita via Protocolo para o Meio Ambiente que concederá a licença após vistoria. Em alguns casos, é necessário fazer a reposição das plantas em outro local.
Fotos: SMMA