Executivo Municipal e DNIT se reuniram virtualmente nesta tarde para tratar do escoamento da safra pela Ponte do Fandango. Com a interrupção do tráfego, os caminhões precisam utilizar a balsa para entregar a produção nas empresas da cidade.
Inicialmente, a solicitação da Prefeitura era para que fossem liberados caminhões até 36 toneladas, possibilidade que foi descartada pelo DNIT, porque, segundo o órgão, a Ponte não possui capacidade para esta carga e sim para, no máximo, 24 toneladas.
Tanto o DNIT quanto a Polícia Rodoviária Federal, que estava representada na reunião pelo Delegado Fontana, disseram não possuir capacidade fiscalizatória e para orientação de motoristas no local. Quanto à pesagem, o órgão federal também disse não ter balanças à disposição para a conferência de carga.
Dessa forma, a sugestão levantada foi que Município e DNIT firmem convênio ficando o Município o responsável pela orientação aos motoristas, com a utilização de fiscais de trânsito, e também responsável pela pesagem, com a possibilidade de utilização de balanças da iniciativa privada.
A ideia é que o convênio se estenda até o final de maio, quando devem ser encerradas as colheitas do arroz e da soja.
O prefeito José Otávio Germano disse que vai cuidar pessoalmente desta questão para que não aconteçam maiores prejuízos financeiros para os agricultores e para os empresários. “Mesmo não sendo responsabilidade direta do Município, faremos o que for possível, dentro da razoabilidade e da segurança, para resolver esse impasse”, declarou o prefeito, que deverá definir tal situação nas próximas horas.
A PRF se comprometeu em realizar operações especiais incisivas durante a liberação da Ponte, colaborando com a orientação e fiscalização dos motoristas.
Cronograma da nova Ponte – Durante a reunião, o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva e o engenheiro João Carlos Tonetto, informaram que o Governo Federal repassou à superintendência regional do DNIT no RS o projeto da nova ponte. Os representantes do DNIT explicaram que o orçamento deve estar pronto até o final deste mês e a licitação deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022. Já no segundo semestre deve ser entregue o projeto executivo e acontecerá o início da obra. A previsão é que a obra da nova Ponte se estenda por 12 meses, sem a interrupção total do tráfego no local. O novo projeto prevê reclassificação para capacidade superior do que à atual.
Representando o Executivo, participaram da reunião a prefeita em exercício, Angela Schuh, e os secretários Helio Garcia Junior e Fernando Cantarelli.