O município de Cachoeira do Sul foi um dos contemplados, entre 497 municípios do Estado, no Programa “Rede de Proteção da Mulher RS”, da Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, para implantação do Centro de Referência da Mulher (CRM).
O Estado repassará o recurso de 65 mil reais e o Município dará a contrapartida de R$11.470,59 para estruturar o Centro que oferecerá atendimento multidisciplinar a mulheres em situação de violência.
O prefeito José Otávio Germano assinou nesta tarde a manifestação favorável para a instalação do Centro e a Coordenadora Municipal dos Direitos da Mulher, Elisandra Martins, será a responsável pela tramitação da documentação e instalação do novo serviço.
“Estamos felizes com a notícia, daremos mais um passo na atenção às necessidades das mulheres cachoeirenses”, declarou o prefeito.
Atualmente, no Estado, apenas 24 municípios possuem o Centro de Referência da Mulher.
“Para março, o mês da mulher, queremos dar esse presente para as mulheres cachoeirenses”, comemorou a coordenadora Elisandra.
Segundo ela, Cachoeira registra uma média de 600 medidas protetivas anuais relacionadas à violência contra a mulher.
Hoje, a Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, acompanha 189 medidas protetivas em Cachoeira do Sul.
“É um passo importante para a proteção destas mulheres e vamos em busca do nosso próximo objetivo que é a casa abrigo para mulheres vítimas de violência”, declarou Elisandra.
CRM – O espaço físico do Centro de Referência da Mulher deverá contemplar sala para atendimento jurídico e para atendimento psicológico-social, além de recepção e sala administrativa para atendimento geral. A Coordenadoria da Mulher iniciará a procura por um espaço que atenda essa demanda.
Além disso, a equipe mínima deverá ser composta por uma coordenadora, uma assistente social, uma psicóloga e uma advogada, além de segurança.