05 ABR 2022
Prefeitura confirma novos pagamentos para o Faps

O prefeito José Otávio Germano confirmou nesta terça-feira (05) o pagamento de mais uma parte do parcelamento do Faps feito em gestões anteriores. Neste dia foi quitado um parcelamento de R$ 407.880,94. No dia 20 deste mês, acontece o pagamento da segunda parte do parcelamento do mês, no valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Nesta quinta-feira (07), a Prefeitura pagará a 4ª folha suplementar patronal do ano de 2022. Esta folha tem o valor de R$ 2.234.601,00, quando a Secretaria da Fazenda cumpre mais uma vez rigorosamente o compromisso que foi firmado com os servidores municipais de manter este pagamento em dia.

Somente com os parcelamentos, considerados pelo prefeito como “irresponsáveis”, feitos por 11 anos, o valor chega a quase R$ 2 milhões de pagamentos mensais. Com a folha suplementar, o pagamento ao Faps todo o mês chega a cerca de R$ 4,2 milhões. “O esforço que eu e o secretário Claudinho Schlottfeldt, da Fazenda, estamos fazendo, pagando contas que não fomos nós que fizemos, é muito grande. O me deixa mais chateado é o fato de que estes que durante 11 anos parcelaram a parte patronal, nunca tiveram a responsabilidade de pensar que um dia isso teria que ser pago. Jogar debaixo do tapete as dívidas da Prefeitura não vai resolver nossos problemas. Se hoje estamos em um processo de recuperação é graças ao esforço do Secretário da Fazenda”, frisou o Prefeito.

José Otávio lembrou ainda que, a Prefeitura de Cachoeira do Sul, mesmo pagando uma dívida alta deixada por outras gestões, mesmo assim, através de outro grande esforço, é uma das poucas cidades do Rio Grande do Sul que valoriza os seus professores e com extremas dificuldades está pagando o Piso Nacional do Magistério. De acordo com o Secretário Claudinho, hoje, os 33,23% de reajuste do magistério, 12% ao quadro geral e os 10,42% do Refeisul, significará um acréscimo de R$ 30 milhões neste ano na folha de pagamento. “Mesmo assim, faço questão de todos os meses dar essa transparência nas contas da Prefeitura para que a comunidade saiba, acompanhe e veja o que está sendo feito na Prefeitura de Cachoeira do Sul, sobrando para mim a responsabilidade de não ser irresponsável. Seria mais fácil para eu e o Claudinho sermos irresponsáveis, mas não sabemos ser irresponsáveis”, justificou José Otávio.