04 MAI 2022
Dnit garante que empresa que fará a obra da Ponte do Fandango estará contratada até o final deste ano

Uma comitiva de Cachoeira do Sul esteve na tarde desta quarta-feira (3) com o superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, tratando sobre a obra de reforma da Ponte do Fandango.

Participaram do encontro o secretário de Agricultura, Fernando Cantarelli, o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior e os vereadores Telda Assis, Adriana Palladino, Kader Salet e Magaiver Dias, além do deputado estadual Zé Nunes.

No encontro, Hiratan garantiu ao grupo que o contrato com a empresa que fará a obra estará assinado até o final deste ano. Neste momento, ainda está sendo feito o projeto da obra pelo Dnit para depois iniciar o processo de contratação da empresa. Após iniciada a obra, o prazo da empresa será de 18 meses para conclusão do trabalho.

Outro ponto já antecipado pelo superintendente é de que a atual passarela de pedestres será trocada de lado. Hoje ela fica à esquerda (sentido Cachoeira/BR 290) e passará a ser à direita e para o lado de fora, dando mais espaço para aumentar a pista de rodagem.

Ele explicou ao grupo também que assim que iniciar a obra, o controle do tráfego no local será feito pela empresa responsável pelo serviço. Durante a obra, a equipe trabalhará em uma das pistas, e a outra terá passagem liberada da forma que é hoje, para veículos leves, caminhões toco e ônibus. Quando a primeira pista estiver pronta, ela já será liberada para o trânsito de veículos até a classe 45, que é a maior classe existente (atendendo a capacidade de carga atual dos veículos que trafegam pelas estradas brasileiras).

IMPORTANTE

O grupo pediu mais sinalização nas rodovias para que os motoristas tenham conhecimento ainda enquanto trafegam na BR 290 ou RST 287, antes de acessar a BR 153, sobre a situação da Ponte do Fandango e também se naquele período há travessia por balsa. Hoje, devido ao nível do Rio Jacuí, a balsa Deusa do Jacuí não está operando.

Autor: Patricia Miranda