24 MAI 2022
COMPPPIR e SMEd vão implantar a Lei Federal nº 10.639/03 com anos iniciais da rede municipal

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (COMPPPIR) e Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul deverão iniciar, no mês de junho, a implantação da Lei Federal nº 10.639/03, que trata da obrigatoriedade da inclusão da cultura africana e/ou afro-brasileira no currículo das escolas de ensino fundamental e médio.

O público escolhido pela COMPPPIR para essa primeira experiência são os educandos da Educação Infantil ao 5º ano.

As atividades acontecerão uma vez por semana em cada educandário, às segundas, quartas e sextas, com periodicidade bimestral.

Em reunião com o coordenador Kassio Maciel, a secretária Angela Schuh determinou que seja designada uma supervisora escolar para atuar junto à COMPPPIR na implantação da Lei.

O projeto de implantação conta com vasto e rico conteúdo para ser aplicado nas escolas. Entre as atividades, estão rodas de conversa, exibição de filmes, inserção de livros infantis com personagens negros, resgate da culinária e de outros aspectos tradicionais da cultura africana e/ou afro-brasileira.

Além disso, o projeto da COMPPPIR traz uma grande lista de livros infantis, brincadeiras, atividades e sugestões de conteúdos interdisciplinares que poderão ser incluídos pelos professores para os educandos.

Autor: Eloisa Uliana