A Secretaria da Saúde está mobilizando as equipes para promover, no dia 20 de agosto (sábado), o Dia D da Multivacinação na rede municipal. Esta ação integra a Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade, eventos anunciados para o período de 8 de agosto a 9 de setembro pelo Ministério da Saúde. Neste sentido, na próxima sexta-feira (05/08) a SMS reúne todos os vacinadores para um treinamento no Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), a partir de informe técnico encaminhado pelo Governo Federal. O documento traz as diretrizes para aplicação das vacinas e registro destas nas plataformas e banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes (até 14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e vacinar de forma indiscriminada, crianças de 1 a menores de 5 anos de idade que estejam com o esquema primário das vacinas (oral e inativada) contra a poliomielite. A campanha pelas doses de rotina (que inclui as doses contra a gripe) coincidirá com a realização da imunização contra a covid-19, sobretudo em busca de se ampliar os índices de reforço contra o coronavírus. As vacinas da Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do calendário, na população a partir de três anos de idade.
Em Cachoeira do Sul, o Dia D mobilizará seis pontos de vacinação no perímetro urbano: EAP Central (INSS), EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Carvalho, ESF Noêmia e ESF Bairro Tupinambá. O horário da ação será confirmado após encontro da equipe técnica na próxima sexta-feira. “O país está retrocedendo na imunização de doenças até então erradicadas, como a poliomielite, e observando o aumento de índices de outras doenças como o sarampo. Por isso, o foco principal no dia 20 será a atualização do calendário vacinal das crianças”, destaca o secretário da saúde, Marcelo Figueiró.