15 AGO 2022
Município amplia a 4ª dose para portadores de comorbidades

Em atendimento ao informe técnico da Secretaria Estadual da Saúde, a Prefeitura de Cachoeira do Sul ampliou já a partir desta segunda-feira (15/08) a vacinação do segundo reforço contra a Covid-19 à população portadora de comorbidades a partir dos 18 anos. Tendo em vista a relevância da imunização completa em adultos e o percentual de óbitos detectado entre este público-alvo ao longo de 2022, o Governo do Estado autorizou aos municípios operarem a nova instrução já com os estoques disponíveis, sem a necessidade de aguardarem repasses específicos de imunizantes. As doses estão disponíveis nos 10 postos da rede municipal de saúde da zona urbana. As vacinas a serem utilizadas para a 4ª dose deverão ser dos laboratórios Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independente das doses aplicadas no esquema primário e no primeiro reforço.

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista estarão sendo imunizadas a partir dos 18 anos. As demais comorbidades a serem consideradas estão definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, tais como diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, doenças neurológicas e renais crônicas, imunocomprometidos (transplantados, portadores e HIV e câncer), obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática. O paciente precisa apresentar atestado médico, laudo ou receita de uso contínuo, de acordo com a patologia, ao comparecer às salas de vacinas. Conforme a normativa, estarão aptos a receberem as aplicações usuários com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).

GESTANTES

Mulheres gestantes ou puérperas entre 18 e 39 anos com comorbidades que receberam anteriormente as vacinas Coronovac, Pfizer ou AstraZeneca estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer. Em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac para o segundo reforço.

ONDE PROCURAR O 2ª REFORÇO CONTRA COVID-19

- Pacientes com 40 anos de idade ou mais (população em geral)

- Pacientes portadores de comorbidades com 18 anos ou mais

- Importante: ter completado o intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).

EAP Central (INSS), EAP Centro Social Urbano (US4), EAP Marina (US14), ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Ponche Verde, ESF Barcelos e ESF Bairro Tupinambá

7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min

Vacinação Covid-19 pediátrica, adolescentes e adulta