31 AGO 2022
SMAP atuando no Cerro dos Peixotos

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária esteve na tarde desta terça-feira (30/08), realizando ações para que os moradores da localidade do Cerro dos Peixotos tenham mais acesso à água potável. Na primeira entrega da tarde foram doados 400 metros de mangueira.

O objetivo é fazer a troca da rede de abastecimento que se encontra danificada e com vazamentos, devido ao longo período de uso. O morador Geraldo da Silva, foi quem recebeu a doação em nome da comunidade e ficou responsável pela mão de obra de instalação das novas mangueiras.

A fonte que fornece água neste local é protegida e tem capacidade de abastecer quatro residências e ainda a Escola Pio Xll, mesmo em períodos de grande estiagem. Por isso, a doação é fundamental, garantindo com isso que a água continue chegando na torneira dessas famílias e alunos.

Durante a tarde, também foi finalizada a entrega dos filtros de cerâmica e das embalagens de hipoclorito de sódio para tratamento da água no Cerro dos Peixotos. No total foram entregues 38 filtros. Na região, é comum o uso de água das fontes para consumo humano. A iniciativa da doação dos filtros é para que a água seja filtrada e tratada, visando a redução de doenças de veiculação hídrica. Para combater esses tipos de doenças é fundamental adotar também cuidados de higiene, como lavar as mãos e os alimentos, limpar regularmente a caixa d’água, realizar a separação adequada de resíduos e fazer a proteção de fontes, por exemplo.

O tratamento adequado da água e do esgoto diminuem consideravelmente as chances de a água contaminada por microrganismos nocivos ser consumida pela população.

A SMAP realiza regularmente em diversas regiões, ações como o abastecimento de água com o caminhão-pipa, coleta de água para análises, identificação e proteção de fontes, entrega de kits de saneamento básico, doação de filtros, tubos e mangueiras e palestras orientativas sobre segurança alimentar, levando cada vez mais qualidade de vida para as comunidades rurais.

Autor: Rayssa Porto