Ir para o conteúdo

Ir para conteúdo do site
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagran
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
05
05 SET 2022
Celebração da adesão ao SISBI-POA dos Serviços de Inspeção Municipal do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí
enviar para um amigo
receba notícias

O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí), recebeu nesta quinta-feira (1º), durante a 45ª Expointer, em Esteio (RS), o reconhecimento da equivalência dos Serviços de Inspeção e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA).

 

O Secretário Municipal da Agricultura e Pecuária Fernando Cantarelli Machado, participou do evento da celebração, acompanhado de Simeão Silveira (Coordenador do Serviço de Inspeção do CI/Jacuí), Marcelo Cunha (Coordenador Substituto do Serviço de Inspeção do CI/Jacuí) e Michele Mendes (Presidente da Câmara Setorial da Agricultura e Pecuária do CI/Jacuí).

 

O evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

 

Com o resultado, os estabelecimentos de origem animal aderidos serão incluídos no Cadastro Geral do SISBI-POA, passando a integrar ao sistema federal e, com isso, poderão ser comercializados em todo território nacional, ampliando mercado, gerando emprego e renda nos municípios. Em Cachoeira do Sul, o estabelecimento Linguiças Tallowitz está na fase final de adesão ao SISBI-POA.

 

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

 

No total, integram o SISBI-POA, 23 estados e o Distrito Federal; 14 consórcios públicos (integrados por 256 municípios) e 30 municípios individualmente.

 

A cerimônia contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sr. Marcos Montes, do Secretário da Secretaria de Defesa Agropecuária/Mapa, Sr. José Guilherme Tollstadius Leal, da Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul (SFA/ RS), Sra. Helena Rugeri, do Secretário da Agricultura do RS, Sr. Domingos Antonio Velho Lopes, do presidente do Banco do Brasil, Sr. Fausto Ribeiro, além de representantes dos consórcios e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

 

Autor: Rayssa Porto
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia