06 SET 2022
Zoológico de Cachoeira em filme sobre pequenos felinos, produzido pelo documentarista Lawrence Wahba e pelo ecólogo e pesquisador, Fábio Mazim
Lowrence Wahba entre os felinos

O Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul estará entre as primeiras imagens de um filme que está sendo feito pelo ecólogo e pesquisador Fábio Mazim, com imagens captadas por Lawrence Wahba, um dos mais reconhecidos documentaristas de natureza do Brasil.

O filme dirigido por Lawrence Wahba e produzido por uma produtora independente de São Paulo foi contemplado pelo edital do FSA (Fundo Setorial do Áudiovisual) da Ancine (Agência Nacional de Cinema) e será exibido em TV aberta em todo Brasil e depois exportado. Por questões contratuais Wahba não pode revelar a produtora e o canal.

Com duração estimada de 50 minutos, ele mostrará os felinos do pampa, pesquisas e conservação de espécies. Segundo Mazim, o grupo chegou a Cachoeira do Sul por indicação de técnicos do IBAMA e docentes da UFRGS, além de trabalhos realizados com o biólogo do Zôo, Alisson Boyink. A previsão é de 6 meses de gravações e a exibição em 2024.

“Avaliamos e vimos que o Zoológico de Cachoeira do Sul tem todas as condições que precisávamos para as gravações. Tem ainda bons profissionais como o coordenador Alisson Boyink e os médicos veterinários Edson Salomão e Diego Cardoso, o local é muito confortável, oferece recintos dignos e o estado corporal dos animais está ótimo. Além disso, é o único Zoológico público do Pampa gaúcho”, explicou Mazim.

Junto com as imagens em Cachoeira do Sul, o filme terá tomadas em Quaraí, Arroio Grande, Bagé e Santa Vitória do Palmar, todas em ambientes naturais.

Para o coordenador do Zoo, Alisson Boyink, a escolha de Cachoeira do Sul para ser parte deste vídeo é motivo de orgulho e a confirmação de que o trabalho com os animais está sendo feito com respeito às normas ambientais. “A vinda do Lawrence, do Fábio e do Renato (Renato Castanho, Diretor de Documentários) é muito importante. Esse Filme dará uma visibilidade incrível ao nosso Município e nossa instituição, pois ele deve ser reproduzido em cerca de 30 países. Acredito que o processo de Gestão que aplicamos no Zoológico nos últimos anos, gerou credibilidade, fator fundamental neste momento de escolha. Fazemos nosso trabalho acompanhando o que há de bom nos demais e adaptando à nossa realidade. Sempre buscamos fazer o máximo com o mínimo”, frisa Boyink.

O coordenador ressalta ainda que um dos diferenciais do Zôo de Cachoeira é que os servidores participam em conjunto de todas as ações desenvolvidas na instituição. “Eles opinam, se integram e participam de tudo. Temos uma equipe reduzida mas muito harmônica. Quando a questão é o bem-estar dos animais, todos temos o mesmo objetivo”, enfatiza.

Zôo mostra na prática o resultado de sua Gestão

Quando pensamos em Zoológico, muitas vezes temos a imagem de um espaço que contém animais expostos para entreter os visitantes. De fato, esse conceito perdurou durante muito tempo na história dessas instituições.

Hoje, o propósito vai além do entretenimento e inclui a pesquisa científica, a conservação e a educação. Para que o Zoológico de Cachoeira do Sul se tornasse uma referência em sua área, a sua gestão precisou enfrentar um longo caminho de adaptações nas mais diferentes esferas.

Grande parte destes indivíduos que chegam ao zoo são vítimas do tráfico, da criação ilegal, da caça predatória e de acidentes, principalmente os atropelamentos. Depois de encaminhados à instituição, uma equipe especializada trabalha na reabilitação destes animais e, quando possível, realiza sua reintrodução na natureza.

Para garantir o bem-estar daqueles que não podem voltar ao seu habitat, o Zoológico Municipal passou nos últimos tempos por diversas mudanças estruturais. Quem é visitante assíduo do local, certamente acompanha essas diferenças.

Entre elas estão a nova sala de quarentena (para abrigar os animais recém-chegados), construção e ampliação do ambulatório, melhorias no recinto da iguana, da onça, dos ouriços, da ema, dos macacos-prego, do caracará, do setor extra, das aves mistas (que ganhou enriquecimento ambiental), reforma das cercas internas, iluminação nova, construção de calçada e acessibilidade do passeio e fechamento de mais de 75% do parque.

A praça de alimentação dos visitantes também foi reformada, assim como a cozinha para preparação de alimentação dos animais, instalação dos bebedouros (que estão sendo repintados) e a lavanderia. Ainda foi construído um galpão de manutenção, garagem para os veículos e reforma na cozinha dos servidores. Para todas estas melhorias, além dos investimentos próprios da Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente, inúmeras parcerias de empresas privadas foram fundamentais nesse processo.

“A Evolução do Zoológico se dá pelo engajamento de pessoas comprometidas com o que estão fazendo. Uma equipe única, singular. As melhorias estruturais e de gestão do Zôo são o reflexo disso. Queremos que os cachoeirenses tenham orgulho desta instituição. Hoje temos 248 animais das mais diferentes espécies e que dependem do nosso cuidado e carinho. A missão de nossa equipe é canalizar a eles todo nosso respeito para que tenham aqui uma vida digna.”, destaca o Biólogo e Coordenador do Zoológico, Alisson Boyink.

Ele ressalta que o apoio do Executivo, principalmente do prefeito José Otávio Germano, que destaca atenção especial e apoio aos temas ligados aos animais silvestres, também se tornam um incentivo para o melhoramento do Zôo.

Autor: Patricia Miranda