25 OUT 2018
Audiência Pública do Plano de Mobilidade reuniu cerca de 80 pessoas
Foto pequena 0
Foto pequena 1

Cerca de 80 pessoas participaram nesta quarta-feira (24) na Sociedade União Cachoeirense (SUC) da 1ª audiência pública para abordar o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Cachoeira do Sul. Este foi o primeiro debate aberto sobre o plano, onde a comunidade pode ouvir o que já foi apurado até agora e também dar suas sugestões.

O trabalho foi organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento em parceria com os cursos de Engenharia de Transportes e Logística e Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Cachoeira. Há vários meses a equipe vem desenvolvendo um diagnóstico para poder elaborar o Plano de Mobilidade, que tem prazo até abril de 2019 para ser concluído.

Durante a audiência pública, foi apresentado um apanhado geral dos dados levantados com o questionário on-line lançado há cerca de um mês, que apresenta as formas como os cidadãos se deslocam em Cachoeira do Sul.

Entre as informações levantadas com o questionário preenchido por 322 pessoas está que 78,6% delas não utilizam o transporte público e o principal motivo alegado por 50,2% das pessoas é a preferência pelo veículo próprio, seguido por 30,4% que afirma que o itinerário dos ônibus não suprem suas necessidades. “Uma das diretrizes do Plano de Mobilidade é a priorização dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público sobre o individual motorizado”, explicaram a arquiteta Cristine Coelho e a engenheira Marcia Heck.

Entre as pessoas que se deslocam a pé, 48,8% delas reclamam da má conservação das calçadas. Entre os que optam pela bicicleta, 90% se queixa dos conflitos com os carros. Entre as pessoas com deficiências e restrição de mobilidade, os desafios apontados foi construção de rampas de acessibilidade de acordo com as normas, a democratização do uso das vagas reservadas e a eliminação de obstáculos e barreiras.

Agora, a equipe segue seu estudo, usando as respostas obtidas com os questionários e as sugestões obtidas durante a audiência pública como atenção ao campus da UFSM/Cachoeira, construção de ciclovia, atenção a sinalização de trânsito, segurança viária, entre outras. Uma nova audiência pública deve acontecer até o final deste ano.