24 NOV 2022
SMS vai descentralizar seu serviço de Ouvidoria do SUS

O secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, esteve reunido nesta quinta-feira (24/11) com o Ouvidor Regional do SUS, Gilmar Colombelli, e com a Ouvidora da SMS, Andréia Alves Viegas, a fim de estabelecer ações que permitam aprimorar e ampliar a presença do serviço nas unidades de saúde da rede municipal. Também acompanhou as tratativas o Diretor da SMS, Milton Kehling. A proposta do encontro foi estabelecer o apoio técnico e mútuo, entre a Prefeitura e a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, para que se consiga implementar a que vem sendo chamada de Ouvidoria Ativa, uma proposta descentralizada que garanta mais agilidade aos processos encaminhados ao setor, responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS.

A partir da Ouvidoria Ativa, haverá representantes capacitados pelos ouvidores oficiais atuando junto ao Hospital de Caridade e Beneficência (maior prestador de serviços da saúde municipal e responsável também pela administração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA) e ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), onde estão concentradas as maiores demandas de encaminhamentos recebidos atualmente pela Ouvidoria da SMS. Na reunião, Marcelo Figueiró propôs a implantação gradativa do serviço também junto às três maiores unidades de saúde da rede básica – as Estratégias de Atenção Primária (EAPs) Central, Marina e Centro Social Urbano.

Autor: Viviane Souza