13 DEZ 2022
Inclusão Social Reinaugura o CREAS

A Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS), reinaugurou nesta terça (13) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cachoeira do Sul com um ambiente mais preparado para atender a comunidade. O serviço, que está em um espaço mais amplo e com salas exclusivas para o atendimento aos usuários, fica na Rua Juvêncio Soares, 1619, próximo a sinaleira da David Barcelos.

Após o espaço passar por alguns ajustes para atender as exigências apontadas na ação civil movida pelo Ministério Público, o local agora oferece recepção, 2 salas de atendimento, 2 banheiros, 1 deles com acessibilidade e 1 sala para atividade múltiplas, também um telefone próprio para o serviço, que agora atende através do (51) 99538-3338.

Atualmente a equipe está composta por 1 coordenadora, 2 assistentes sociais, 1 psicólogo, 2 técnicos de nível médio e 1 servente. A coordenadora é a assistente social Daniela de Lima Sobrosa.

Daniela destacou a importância do suporte dado pela SMIS foi fundamental para permitir que o serviço oferecesse o suporte necessário para as famílias com direitos violados. Ela relembrou que o serviço já existia, porém não era oferecido de forma adequada.

O Secretário da SMIS Luis Fernando Godoi agradeceu em nome do Prefeito José Otávio Germano a relação amistosa e cordial estabelecida com o Ministério Público que apontou o que precisava ser melhorado. “Todos querem o mesmo objetivo. Já revertemos muitas coisas e tudo isso com a mesma equipe e eu sou testemunha de que esta equipe quer trabalhar”, observou Godoi.

A Promotora Débora Becker destacou que já é visível a mudança tanto estrutural quanto do animo da equipe. “A gestão virou seus olhos para essa secretaria. Foi uma grande guinada sem a mudança da equipe. Eles só precisavam desta carta branca e mostraram que é possível fazer melhor com as mesmas pessoas”, disse ela.

O que é o Creas?

O Creas é uma unidade pública da política de Assistência Social que busca oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos. Ele serve para garantir a proteção social e defesa dos direitos dos indivíduos e/ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência. São atendidos no CREAS, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de maus-tratos, violência física, psíquica e sexual, negligência, exploração sexual, abandono, ameaças, discriminação em decorrência de orientação sexual e/ou raça/etnia, situação de rua e mendicância, e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar. Também atende às medidas socioeducativas, como Prestação de Serviço a Comunidade e Liberdade Assistida.

Endereço: Juvêncio Soares, 1619, ao lado do Posto Sim

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Autor: Adrine Zigulich Martins