04 JAN 2023
Prefeitura começa a avaliação dos efeitos da estiagem

A Prefeitura de Cachoeira do Sul promoveu nesta quarta-feira (4) o primeiro encontro com entidades para avaliação econômica dos efeitos da estiagem no Município. Preliminarmente, estima-se que os prejuízos ultrapassem R$ 60 milhões.

O Secretário de Agricultura e Pecuária, Fernando Cantarelli, explica que dados estão sendo levantados com mais precisão pelas entidades envolvidas com a agricultura e pecuária usando normas técnicas para apresentar os números. A SMAP reunirá os dados e a Emater produzirá o laudo oficial.

O superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, acrescenta que além do levantamento dos danos econômicos, já está sendo feito um levantamento dos danos humanos e ambientais causados pela estiagem. Após, estes dados são levados até o prefeito José Otávio Germano que avaliará a publicação ou não de um decreto de emergência.

Falta de água

Canterelli alertou que a Secretaria de Agricultura abastece permanentemente algumas regiões onde a escassez de água é permanente. No entanto, as regiões atingidas pela falta de água só vem aumentando e hoje, a necessidade e a frequência nas entregas de água atingem todo o interior e não apenas pontos específicos. Além da falta de chuva, as altas temperaturas colaboraram para o agravamento da situação.

Importante

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através de suas secretarias e Superintendência da Defesa Civil, vem desde o mês de novembro de 2022 acompanhando a situação de estiagem e o agravamento da situação.

Quem participou do encontro

- Superintendência da Defesa Civil

- Secretaria de Agricultura e Pecuária

- Emater

- Irga

- UCR

- UFSM/Cachoeira

- Sindicato Rural

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Autor: Patricia Miranda