12 JAN 2023
Começa dia 6 de fevereiro a modernização do sistema de iluminação de Cachoeira

O prefeito José Otávio Germano assinou na tarde desta quinta-feira (12) a ordem de serviço com a empresa Embralux, de Porto Alegre, que será responsável pela modernização do sistema de iluminação pública de Cachoeira do Sul. A troca das luminárias inicia no dia 6 de fevereiro e a previsão é que em 8 meses a substituição de 6.385 pontos esteja concluída.

A contratação desta empresa foi possível graças à adesão que a Prefeitura de Cachoeira do Sul fez ao registro de preço já estabelecido e lavrado em ata pelo Consórcio Público do Extremosul. Ao descobrir a possibilidade de adesão a este consórcio, a Prefeitura de Cachoeira do Sul foi em busca de informações sobre ele. Com financiamento de R$ 9 milhões aprovado pelo BRDE através do Ministério do Desenvolvimento Regional, era necessário apenas certificar-se de que se tratava do mesmo objeto (o que foi aprovado pelo BRDE e o que estava lavrado na ata do Consórcio do Extremosul), o que se confirmou.

A troca de 6.385 pontos de luz estava orçado em R$ 9.093.916,39. Através desta modalidade, o custo para troca deste mesmo número de pontos caiu para R$ 7.895.648,88, ou seja, uma redução de R$ 1.198.267,51 (13.17%). O valor que sobrará do financiamento pode pagar o custo para substituição de mais lâmpadas, principalmente das 32 praças de Cachoeira do Sul. Mesmo com valor de financiamento sobrando, não era possível mexer no objeto já aprovado, que era de 6.385 pontos.

A Embralux ficará responsável também pela retirada das lâmpadas atuais e entrega à Secretaria Municipal de Obras, o que permitirá que as mesmas sejam aproveitadas nas localidades do interior do Município, conforme determinação do prefeito José Otávio Germano.

Diretor do BRDE Otomar Vivian participou da solenidade

O diretor de Planejamento/Operações do BRDE Otomar Vivian, esteve presente na solenidade e relembrou que no início da gestão de José Otávio Germano, a Secretária de Planejamento, Claudia Scarparo esteve no BRDE para encaminhar este financiamento. “Naquele momento era quase impossível atender ao pedido da Cláudia diante da situação em que Cachoeira estava sem a sua Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP). Hoje, se estamos vendo esta realidade se concretizar na assinatura desta ordem de serviço, isso se deve a competência e a boa prática política do Prefeito José Otávio. Sei o quando é difícil reestabelecer a regularidade fiscal de uma cidade e posso garantir que Cachoeira do Sul é um case de sucesso, principalmente pela rapidez que conseguiu fazer isso”, destacou o diretor do BRDE, que ainda elogiou a equipe da Secretaria de Planejamento.

O que a modernização do sistema de iluminação garante:

- Luminosidade média da cidade aumentará 100% e a conta de energia reduzirá 50%;

- Garantia das luminárias por 5 anos, sendo que as luminárias de LED são testadas para terem uma vida útil de até 20 anos.

- Troca da cor da luz da luminária de amarelo para branco, o que melhora a aparência e principalmente a segurança do município.

- Além da economia na conta de luz do Município, se tem a economia com pessoal, caminhão, manutenção do caminhão, aquisição de lâmpadas, luminárias e reatores.

Autor: Patricia Miranda