23 JAN 2023
​Prefeito José Otávio confirma Carnaval de Rua para o dia 18 de março

O prefeito José Otávio Germano anunciou nesta segunda-feira (23) que o Carnaval de Rua de Cachoeira do Sul acontecerá neste ano nos dia 18 de março, fora do período tradicional da folia. O chefe do Executivo destacou que, promover o carnaval fora de época, é uma iniciativa que ele tomou junto com a Secretaria de Cultura e sua equipe baseado em experiências positivas de outras cidades.

“Se fizermos o carnaval na época tradicional, ninguém de fora virá, pois cada um tem as festas em suas cidades. Agora, se for fora de época, temos muito mais possibilidade de atrairmos visitantes. Não sabemos se estamos certos, mas temos a coragem de tentar. Fomos eleitos para apresentar mudanças. Já fizemos isso com a Feira do Livro, levando para a Fenarroz e isso deu certo. Vamos inovar também no carnaval. Temos humildade de olhar o que deu certo e tentar implantar aqui”, justificou o prefeito.

José Otávio antecipa que já solicitou auxílio de R$ 120 mil através da Corsan para cobrir parte dos custos com a folia. Ele garante que as secretarias municipais, através de uma comissão, trabalharão para conquistar mais recursos para eliminar os gastos públicos.

GENTE DE FORA – O prefeito José Otávio vai iniciar agora a etapa de convites para que escolas de samba de fora participem do carnaval de Cachoeira. Ele pretende fazer uma disputa entre as escolas de samba de Cachoeira e outra regional, onde poderão participar também as duas da cidade. A ideia é oferecer premiação em dinheiro para as vencedoras na categoria regional. Para reduzir custo​s​, o prefeito já antecipou que neste ano não haverá arquibancadas na Rua Júlio de Castilhos.

Concurso de vitrinas

Outra ideia apresentada pelo prefeito José Otávio que será organizada por uma comissão de coordenação do carnaval é um concurso de vitrinas com elementos do carnaval. “É preciso ter um olhar lúdico sobre o carnaval. Um concurso de vitrinas movimenta o comércio e cria um clima diferente. Ajuda a fomentar vendas e movimenta a economia. O carnaval é uma festa popular e de graça para os cachoeirenses. Precisamos incentivá-la de todas as formas”, comentou. Para este concurso, o prefeito também estuda dar uma premiação em dinheiro. Ele pretende contar com entidades empresariais para mobilizar o comércio local.​
Autor: Patricia Miranda