10 MAR 2023
SMAP participou do 2° Fórum dos Gestores do Agro “Irrigando para crescer”

Na manhã da última quinta-feira (9) na cidade de Não-Me-toque, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, representada pelo diretor Diego Cruz, participou do 2º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro que teve como tema “Irrigando para crescer: do discurso à prática”. Junto a prefeitos, secretários municipais e entidades representativas do agronegócio gaúcho redigiram uma Carta Municipalista, com reivindicações referentes à irrigação no estado do Rio Grande do Sul.

O documento será encaminhado ao governo do estado, Assembleia Legislativa, governo federal e Congresso Nacional e resulta das discussões sobre a pauta realizadas durante o 2ª Fórum dos Gestores do Agro.

A primeira reivindicação é a de aprovação de legislação, tanto no âmbito estadual quanto federal, que permita a reserva de água em Áreas de Preservação Permanente, as APPs. Os gestores também solicitaram a agilização e descentralização de procedimentos para concessão de outorgas para uso de água em irrigação.

Na carta, foi solicitado a liberação de recursos do Plano Safra, com juros compatíveis e prazos adequados para pagamento, de forma permanente, para investimento em irrigação. Também pediu-se investimento por porte do governo estadual e federal, bem como de concessionárias de energia elétrica, para a universalização do acesso à energia trifásica no meio rural.

Além disso, o documento pede a recomendação, de modo geral, aos governos municipais, estadual e federal e cadeia produtiva do agro para investimentos em programas voltados ao uso, manejo e conservação do solo, de forma a proporcionar maior retenção de água das chuvas.

Autor: Adrine Zigulich Martins