16 MAR 2023
SMAP e Emater realizam evento para as mulheres do campo

Na manhã da última quarta-feira (15), ocorreu o 1º Encontro Mulheres em Foco, o evento foi realizado no auditório da Afubra Agrícola, promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP), em parceria com a Emater – Ascar, e contou com 105 participantes, entre mulheres rurais e parceiros.

O evento foi alusivo ao dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher, e teve como foco, as mulheres rurais.

A vice-prefeita Ângela Schuh, realizou a abertura do evento e salientou a importância de encontros como esse, que valorizem e deem visibilidade para as mulheres do campo e da cidade.

Ainda na abertura, Luciano Mazuim, chefe da Emater – Cachoeira do Sul e Diego Cruz, diretor da SMAP, fizeram parte da recepção, saudando a todas as participantes e reforçando que as entidades estão lado a lado das produtoras rurais.

Quem conduziu o evento foi Monique Porto, servidora da SMAP e Isabel Vivian, extensionista social da Emater, que foram as idealizadoras do encontro e que tiveram participação na programação, com as palestras sobre: “Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?” e “Presença, significado e importância da extensionista, para as mulheres do campo”, respectivamente.

O evento teve como objetivo trazer a mulher rural para uma manhã de descobertas, conhecimento, informação, troca de ideias, tudo isso através de falas com respeito, carinho e empatia.

Com as palestras que integraram a programação, essas participantes tiveram contato com a história por trás do 08 de março, momentos de descontração, conheceram experiências através de relatos sobre os diversos papéis da mulher do campo, se informaram sobre a saúde da mulher, conheceram mais sobre a importância da extensão rural e da necessidade de capacitação para um melhor desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Durante a manhã a ação contou com sorteio de brindes, coffee break, momento musical, comercialização de produtos de artesanato e agroindústrias de panificados.

O encerramento foi feito com um delicioso almoço de confraternização, sendo servido, risoto, saladas e sobremesa.

Segue programação:

• 08:30 – Recepção e abertura – Emater e SMAP

• 09 h - “Como surgiu o Dia internacional da Mulher?” Monique Porto / SMAP

• 09:25 – “Momento descontração” dança para as convidadas; Educadora Física, Flaviane Schumacher – CAPS I

• 09:50 - “Os diversos papéis da mulher do campo” Relato de Experiência / Sidônia Silveira da Silva

• 10:20 - “Saúde da Mulher” / Enfermeira Anatacha de Quadros – Secretaria Municipal da Saúde

• 10:40 – Sorteio de brindes

• 11:05 - “Presença, significado e importância da extensionista para as mulheres do campo” Isabel Vivian / Emater

• 11:30 - “A importância da capacitação das mulheres do campo, para o desenvolvimento pessoal, profissional e social” Chaiane Agne – UERGS

• 12:00 – Momento Musical – Prof.ª Lair Vidal

• Encerramento