05 JUN 2023
Equoterapia segue como importante aliada da saúde mental
Pacientes do Residencial Terapêutico foram conhecer a Equoterapia

Concretizado em maio de 2022 em Cachoeira do Sul, através de um acordo de cooperação técnica entre a Administração Municipal e o Exército (via 13º Grupo de Artilharia de Campanha), o serviço de Equoterapia segue com agenda cheia e ampliando o leque da abordagem interdisciplinar no desenvolvimento das pessoas portadoras de deficiências. O método de reabilitação especializado, de caráter interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, trata-se de uma inovação da saúde municipal, uma vez que a Equoterapia até o momento não foi implementada no âmbito do SUS. Em Cachoeira do Sul, entretanto, a saúde pública já contempla usuários há um ano junto a estrutura do Centro de Equoterapia General Polidoro.

Na sexta-feira passada (02/06), foi a vez de uma turma do Serviço de Residencial Terapêutico Reviver ser apresentada à terapia, através de ação incluída em projeto desenvolvido por acadêmicos da Ulbra junto àquela instituição. Os SRTs, atualmente são dois em operação na cidade, abrigam usuários dos serviços de saúde mental, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuem suporte social e laços familiares. “Foi uma oportunidade desses pacientes vivenciarem experiências de autonomia e interação social por meio de uma atividade externa”, avalia o coordenador da unidade, Maurício Pessoa Dutra. O objetivo do SRT, após a receptividade positiva dos usuários, é passar a integrar a lista de espera por vagas de atendimento no centro.

AGENDA MISTA

Através do convênio firmado, a coordenação do Centro de Equoterapia General Polidoro dedica 50% das vagas aos pacientes do município, os quais são submetidos a estudos clínicos e técnicos a partir de demandas diagnosticadas pela Rede de Atenção à Saúde. Para viabilizar cada um dos 15 atendimentos diários do centro, de segundas às sextas-feiras, a equipe multidisciplinar é composta por psicólogo, fisioterapeuta, equitador e ajudantes destacados pelo Exército. As terapias prestadas às segundas, terças e quintas-feiras, assistem pacientes do SUS indicados por serviços como TeAtende, Caps i e Centro de Saúde Princesa do Jacuí. Nas quartas-feiras, a equipe do centro atende estudantes da Apae e os dependentes dos militares, ficando as sextas-feiras reservadas para atividades lúdicas, datas que vêm sendo usadas aos residentes do Asilo Nossa Senhora Medianeira. Como a capacidade de atendimento não consegue absorver toda a demanda, o centro tem organizado uma fila de espera de instituições interessadas. A Equoterapia é considerada um tratamento longo, mediante acompanhamento clínico, que pode chegar até a dois anos de duração.

O SERVIÇO

Centro de Equoterapia General Polidoro

Endereço: Bairro Marques Ribeiro, acesso pela Rua Sílvio Scopel, nas imediações dos quartéis

Público-alvo: pessoas entre dois e 17 anos de idade, residentes em Cachoeira do Sul