14/11/2014
Neiron traz excelentes resultados da visita à Brasília

A viagem do prefeito Neiron Viegas à Brasília resultou em um conjunto de conquistas para Cachoeira do Sul, desde a questão da energia elétrica para o funcionamento da fábrica de painéis de madeira Pamplac, do grupo Todeschini, até a liberação de 32 casas populares e a destinação de um recurso do Governo Federal de R$ 350 mil para a construção de um Cras no bairro Funcap.

Quanto principal notícia, que estava gerando preocupações por conta da necessidade dos 10 megawatts de energia para o maquinário da Todeschini, que pretende instalar-se na localidade do Piquiri, Neiron teve a confirmação do secretário nacional de Desenvolvimento Energético, Altino Ventura Filho, que o Governo Federal garantirá a demanda.

Altino falou que no momento há um estudo com três propostas técnicas para o abastecimento, que, após a decisão de qual será utilizada, haverá a publicação de uma portaria definindo o caso.

As alternativas seriam redes de energia vindas de Candelária e de Santa Cruz do Sul ambas via concessionária AES Sul e a transmissão direta pela Eletrosul, que tem canais de transmissão a cerca de oito quilômetros da futura sede da fábrica.

CASAS POPULARES – O prefeito visitou o secretário executivo do Ministério das Cidades, Carlos Vieira, na companhia do secretário de Planejamento, Cristiano Schumacher e do secretário de Indústria e Comércio, Vinícius Cornelli, além de Miguel Lobado, dirigente da Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).

Na reunião, foi apresentada a proposta de urbanização e redução de áreas de risco no entorno do Arroio Amorim, que atende em torno de 5 mil famílias. Sobre este tema, foi apresentado um anteprojeto de toda a infraestrutura, que teve sinal verde de Carlos, para a elaboração final e apresentação junto ao PAC3 Erradicação de áreas de risco e Urbanização das Cidades.

Diante desta sinalização, o Governo Municipal vai concentrar esforços na elaboração de um projeto de urbanização, reassentamentos com produção de novas moradias e infraestrutura que contemple a comunidade na região da bacia do Arroio Amorim.

O resultado desta reunião foi a garantia do empenho dos recursos para 32 casas populares que vão ser produzidas pela Cooperarroio, em parceria com o MNLM, ainda em 2014, no total de R$ 1.832.000,00.

A terceira notícia positiva da viagem do prefeito foi a conquista junto ao deputado federal Dionilso Marcon, que articulou junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, um recurso de R$ 350 mil, para a construção de um Centro de Referência e Assistência Social no Bairro Funcap.