06 JUN 2023
Promoção e prevenção de saúde na 23ª Fenarroz
Mais horários extras de vacinação contra a gripe na Fenarroz

A Secretaria Municipal da Saúde está presente na 23ª Fenarroz – Multifeira do Agronegócio, que foi aberta ao público nesta terça-feira (06/06) e seguirá até o próximo domingo, dia 11. O estande está localizado no andar superior do pavilhão junto ao Parque de Exposições Ivan Tavares, que ficará aberto à visitação entre 10h e 20h. O propósito da SMS no evento, explica a Diretora da pasta, Márcia Zinn, é dirigir à comunidade as iniciativas de promoção e prevenção à saúde em desenvolvimento pela administração pública, com foco em temas que têm norteado a atenção das autoridades da área, como o controle da dengue e a recuperação da cobertura vacinal, sobretudo da Influenza.

Foi pensando nestas prioridades que o espaço da SMS no principal evento do município já confirmou a oferta de imunização contra a gripe nos dias em que se espera os maiores públicos visitantes: na próxima quinta-feira (feriado) e no sábado e domingo próximos, sempre das 10h às 20h. Também está previsto o trabalho preventivo do setor de Epidemiologia da SMS, que estará orientando o público sobre sintomas da dengue e formas de se combater a presença do mosquito Aedes aegypti nas residências, mediante a distribuição de material educativo impresso e o esclarecimento de dúvidas dos visitantes. Para as intervenções da equipe dirigida ao público infantil, o mascote do agente transmissor da doença se fará presente, nos moldes do trabalho que já vem sendo desenvolvido pelas equipes nas escolas.

OUTROS SERVIÇOS

A secretaria escalou também outros temas relevantes de saúde pública para revezarem-se na feira, diversificando abordagens e levando esclarecimentos aos frequentadores do espaço. Durante o período de duração do evento serão abordadas questões como a prevenção ao câncer de mama, saúde bucal, relevância da vacinação (calendário de rotina, incluindo a Covid-19), e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, como hepatites, tuberculose, sífilis e Aids, mediante a oferta de testes rápidos para estas doenças, a cargo da equipe do Ambulatório Vida. Diariamente, no âmbito da educação em saúde, as equipes estarão disponíveis para verificação de pressão arterial e exames preventivos a diabetes (coleta de sangue para medição da glicemia).

OS DESTAQUES DA SAÚDE NA FENARROZ

VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

10h às 20h – Pavilhão de Exposições (andar superior)

08/06 (quinta-feira, feriado), 10/06 (sábado) e 11/06 (domingo)

Público: pessoas a partir dos seis meses de idade – levar documento oficial de identificação e carteira de vacinação

MAMA AMIGA

A equipe técnica vai receber as visitantes para orientações específicas quanto ao autoexame, contando com o suporte da "mama amiga", um modelo didático através do qual os profissionais ensinam passo a passo o exame clínico, contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

TESTES RÁPIDOS ISTs

O Ambulatório Vida fará abordagens sobre o direito sexual e reprodutivo e prevenção infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com a oferta de testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e Aids.

SAÚDE BUCAL

Orientações gerais sobre os cuidados que envolvem a saúde bucal, incluindo a distribuição de kits de escovação.

ACOMPANHAMENTO PREVENTIVO

Equipe disponível para acompanhamentos como verificação de pressão arterial e exames preventivos a diabetes (coleta de sangue para medição da glicemia).

PREVENÇÃO À DENGUE
Equipe do setor de Epidemiologia da SMS orientando o público sobre sintomas da dengue e formas de se combater a presença do mosquito Aedes aegypti nas residências e estabelecimentos comerciais.

Autor: Viviane Souza