Cachoeira do Sul vai se candidatar para receber uma unidade do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), integrante da Rede Federal que possui hoje 680 unidades no país. O objetivo do Governo Federal é comemorar os 15 anos da Rede com 1.000 unidades, projetando a abertura de 320 novos polos.
O movimento dos municípios interessados já iniciou e, no Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa organizará Audiências Públicas nestes municípios. Nesta semana, a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, e o secretário municipal de Agricultura e secretário interino de Governo, Fernando Cantarelli, estiveram reunidos, em Santa Maria, com a reitora do IFFar, Nídia Heringer, para o levantamento de informações necessárias para que o município se candidate para receber uma unidade.
Além do envio de uma carta de intenções ao Ministério da Educação, o município deverá realizar a Audiência Pública onde a comunidade vai escolher quais são os cursos que tem interesse.
Para a organização da Audiência, conforme orientação da Reitoria, a vice-prefeita Angela já fez contato com o deputado estadual Valdeci Oliveira. A Audiência deve acontecer nas próximas semanas.
Na primeira semana de julho, Angela e Cantarelli deverão ir a Júlio de Castilhos para conhecer o IFFar daquele município.
O IFFar oferece cursos técnicos subsequentes e integrados ao Ensino Médio, graduação, pós-graduação e Cursos de Formação Inicial Continuada. O acesso dos alunos é por meio de prova realizada pelo próprio Instituto.